sexta-feira, 30 de agosto de 2024

WhatsApp API no Cedrus



by Equipe CEDRUS - 30/08/2024


Envio de ações em lote para WhatsApp via API aqui no Cedrus também tem!

Isso mesmo! O seu processo de cobrança pode ficar ainda mais completo com esta nova funcionalidade. Você pode incluir o envio de WhatsApp nas suas ações da Régua de Cobrança, enviar ações extras pela Ação Manual em Lote, contato um a um com o operador diretamente pelo sistema e enviar documentos, boletos, lista de títulos em aberto ou ainda o devedor pode navegar pelo atendente digital - chatbot. 

Importante:
  1. O número utilizado no WhatsApp é disponibilizado por vocês e deve ser exclusivo para ações de cobrança. 
  2. Hoje temos duas modalidades de API, você terá mais informações sobre isso no final do texto. 
Agora estamos ansiosos para te mostrar como tudo isso acontece dentro do Cedrus.


Contato Ativo


As ações ativas podem acontecer via Régua de Cobrança, envio para grupos específicos via Ação Manual em lote ou um a um onde o operador envia uma mensagem diretamente para um devedor pela tela de contato pelo botão “WhatsAPI”. 










Quando o devedor responder à mensagem enviada, a conversa será direcionada para o operador com status “Operador Disponível” no Menu Cobrança > WhatsApp > Operador  > tela Atendimento WhatsApp, ou seja, toda a conversa será efetuada dentro do sistema.


Contato Receptivo


O devedor também pode entrar em contato neste número cadastrado na API. Neste caso o atendimento será iniciado instantaneamente pela Atendente Virtual. 

Entenda como funciona o autoatendimento:

Após o devedor iniciar a conversa, ele receberá uma mensagem de boas-vindas e a assistente virtual solicitará o número do CPF ou do CNPJ para identificação do cliente, conforme ilustrado abaixo: 


Após o devedor enviar número do CPF ou do CNPJ e ser identificado, serão disponibilizadas as opções de autoatendimento.


O autoatendimento oferece várias opções para o devedor como:

    • Código de barras: disponibiliza o código de barras do título escolhido, se tiver um código/boleto gerado;
    • Boleto: disponibiliza o boleto do título escolhido, se tiver um boleto gerado;
    • Demonstrativo de débito: gera o PDF com a lista de títulos em aberto, seguindo o template de demonstrativo de débito;
    • Negocia Online: disponibiliza o link para que o devedor acesse a plataforma de autonegociação (para os clientes que já possuem este serviço contratado e liberado);
    • Termo de Acordo: disponibiliza o PDF do Termo de Acordo da última negociação efetuada, se houver;
    • Atendimento por operador: disponibilizar a conversa no sistema para o operador assumir o atendimento. 
    • Retornar ao início do processo: esta opção retorna ao início do processo com as boas-vindas da assistente virtual e o devedor pode consultar um novo CPF ou CNPJ.

Aviso: Essas são as opções padrão de autoatendimento, mas é possível escolher não apresentar algumas delas alterando as configurações no sistema. 

Para conhecer as configurações possíveis, veja o texto que preparamos sobre Configurações do WhatsApp API no Cedrus


Atendimento WhatsApp dentro do sistema


Para que o operador continue uma conversa que o devedor respondeu ou solicitou via atendente virtual falar com o operador, ele deve acessar Menu Cobrança > WhatsApp > Operador > tela Atendimento WhatsApp

No exemplo abaixo o operador já tem uma conversa disponível. 




Importante: para que as conversas sejam disponibilizadas para o tratamento do operador é importante que esteja ligada a opção “Operador Disponível”, ou seja, você pode ligar para liberar o atendimento via operador ou desligar fora do horário de trabalho. 


Para dar continuidade no atendimento, clique na conversa disponível no lado esquerdo da tela.





Importante: para que a conversa seja atualizada com as novas mensagens do devedor é necessário clicar no botão “Atualizar Mensagem”. 

    • Botão Opções: é possível transferir a conversa para outro operador ou encerrar o atendimento. No encerramento do atendimento o devedor receberá uma mensagem de encerramento que pode ser personalizada. 
    • Botões Templates e +: na base da tela é possível utilizar templates prontos para WhatsApp e enviar documentos do computador ou do sistema como Demonstrativo de Débito e Termo de acordo. 

Importante: sempre que uma conversa for iniciada, ela será apontada na tela de “Histórico” do cadastro do devedor com o número do telefone, dia e horário do contato e o operador que enviou. Para consultar a conversa é necessário acessar a tela de “Atendimento WhatsApp” e pesquisar a conversa.


Gerenciar as conversas de WhatsApp


Para gerenciar as conversas basta acessar Menu Cobrança > WhatsApp > Controle

Nesta tela é possível gerenciar, acompanhar e filtrar conversas por status, operador e data. 



Conheça os status disponíveis:

    • Todas as conversas: acompanhar todas as conversas independente do status;
    • Autoatendimento: as conversas que estão em andamento com a assistente virtual - autoatendimento;
    • Com operador: as conversas que estão em andamento com operador;
    • Iniciadas: conversas iniciadas a partir do sistema, mas ainda não tiveram resposta do devedor;
    • Conversas encerradas: as conversas que foram finalizadas.

Para ler as mensagens de uma conversa específica, clique na conversa disponível no lado esquerdo da tela.


Com a conversa aberta é possível transferi-la para um operador ou até mesmo encerrá-la, basta clicar no botão “Opções”. 

Agora você conheceu como é possível gerenciar e conversar com os devedores via WhatsApp no Cedrus. Então podemos falar sobre as duas modalidades de WhatsApp API.


Modalidades de WhatsApp API 


Para gerenciar as conversas basta acessar Menu Cobrança > WhatsApp > Controle

Hoje trabalhamos com duas modalidades de API, conheça cada uma:

    • WhatsApp API oficial: a API oficial passa pelo crivo da Meta, empresa dona do WhatsApp. Por isso é necessário efetuar a criação da API no Gerenciador de Negócios do cliente dentro do Facebook. Este modelo também tem custos por início de mensagem. Entenda melhor clicando aqui

    • WhatsApp API não oficial: a API não oficial não passa pelo crivo da Meta, sendo um cadastramento mais simples e rápido. Neste modelo não existe cobrança por conversa iniciada, saiba mais detalhes aqui

Veja no quadro abaixo as maiores diferenças:


Importante: leia com atenção sobre cada uma para entender melhor qual faz mais sentido para a sua empresa. 


Agora, veja a resposta para algumas dúvidas que você possa ter sobre a funcionalidade:


1. Como funciona a cobrança deste serviço?

Resp.: Existe uma taxa de manutenção mensal do Cedrus. Consulte o valor mensal do sistema no Menu Meu Plano. A API oficial tem custo por mensagem iniciada e a não oficial não tem. 


2. A conversa iniciada via WhatsApp ficará no histórico do devedor?

Resp.: Sim, sempre que uma conversa for iniciada, ela será apontada na tela de “Histórico” do cadastro do devedor com o número do telefone, dia e horário do contato. Para consultar a conversa na íntegra é necessário acessar a tela “Gerenciar WhatsApp” e pesquisar a conversa.


3. Posso limitar o atendimento do WhatsApp por operador?

Resp.: Sim, é possível desabilitar o acesso a tela de atendimento do WhatsApp no Menu Configurações > Usuário > Perfil de Acesso > Operador > clique no botão Config. Acessos > na opção “Cobrança - WhatsApp”, ou seja, se um perfil estiver com este acesso inativo, ele não enxergará a tela do WhatsApp para tratamento ou consulta. 


4. Posso limitar o horário e os dias de início de conversas via WhatsApp?

Resp.: Sim, é possível configurar os dias e horários que o sistema pode enviar mensagens via API. Acesse o Menu Empresa > Dados da Empresa e veja a configuração atual de Envio de SMS/WhatsApp (Dia).


5. É possível interagir em grupos por este número pelo sistema?

Resp.: Não, o sistema não exibirá conversas de grupo, porque neste caso não é possível identificar o devedor.


6. Existe um relatório para acompanhamento das conversas iniciadas?

Resp.: Sim, é possível acompanhar a data de início e encerramento de cada conversa. Para consultar este relatório acesse o Menu Relatórios > Operação > WhatsApp.


Viu? Agora ficou mais fácil fazer contato com o devedor via WhatsApp. 


Até a próxima!


Sistema de Cobrança

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Entendendo o First Payment Default

 

by Equipe CEDRUS - 21/08/2024


Quando trabalhamos com cobrança, são usados indicadores. Um dos mais conhecidos é o FDP (ou first payment default). Ele ajuda a reduzir riscos de inadimplência, e proteger contra fraudes. Mas você entende o que a sigla significa?

First Payment Default - ou inadimplência de primeiro pagamento - é um indicador que se usa para saber quando um indivíduo não paga a primeira parcela de um empréstimo, uma compra, dentre outros. Saber disso é importante pois desse modo você já consegue saber uma possível falha no pagamento por determinado cliente, conseguindo calcular taxas de juros ou até prevendo quando será cobrado o pagamento (e você pode até usar uma régua de cobrança. Já falamos sobre isso aqui)

Este índice também é utilizado para entender a efetividade das negociações efetuadas. Uma empresa cobra um devedor e depois analisa qual o percentual de quebra de acordos na primeira parcela. Essa análise de FPD das negociações ajuda entender se o operador / cobrador foi assertivo ou se ele tem mais quebras de acordos do outros ou se uma carteira tem uma caracteristica diferente da outra neste sentido, os devedores da empresa quebram mais acordos na primeira parcela do que outros.

Além de usar para verificar o risco de inadimplência, pode ser um indicativo de fraude, que são as seguintes:

  • fraude de identidade: quando a pessoa utiliza documentos falsos;
  • fraude por omissão: o indivíduo esconde informações importantes;
  • fraude por simulação de renda: a pessoa simula valores diferentes do que possui.

Além de prevenir fraudes, ter um alto indicador de FPD pode ser prejudicial, pois:

  • aumento dos custos de recuperação - para recuperar o valor, a empresa pode iniciar processos de recuperação judicial, o que gasta recursos e tempo;
  • há queda de reputação e credibilidade - as empresas passam a duvidar de problemas na análise de crédito. Também gera desconfiança por inadimplência.


O que fazer para diminuir e evitar o FPD?


Para evitar isso é preciso

  • fazer avaliação e reestruturação da política de crédito. Além de a análise detalhada evitar fraudes, ela também ajuda a liberar crédito com menor risco de inadimplência.
  • ter uma comunicação clara e transparente com os clientes. Quando o cliente entende as condições e responsabilidade da compra, do empréstimo, ou do financiamento, evita mal-entendidos, reduzindo risco de FPD.
  • ofertas opções flexíveis de pagamento, com prazos maiores e parcelas menores, pode reduzir o índice. Caso os clientes encontram dificuldades para pagar a primeira parcela, eles conseguem encontrar alternativas.
  • fazer automação de processos: com um sistema funcionando de modo automatizado, isso pode ajudar na cobrança preventiva com envio de lembretes, além de manter um ritmo na cobrança se ele não pagar.
  • fazer acompanhamento dos clientes. Caso você tenha uma política de cobrança efetiva, é ainda melhor para evitar a falta de pagamento.


A adoção dessas medidas, ajudam a reduzir o First Payment Default e melhorar a eficiência do processo de concessão de crédito e de cobrança.

E você? Usa o índice para verificar a carteira de clientes de cobrança?

Até a próxima!


Sistema de Cobrança

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Cuidado com a cobrança indevida!


by Equipe CEDRUS - 25/07/2024


Saber cobrar é algo muito importante. No entanto, muitas vezes corremos o risco de fazer alguma cobrança que não seja devida, criando um mal-estar com o cliente. Por isso é preciso tomar cuidado quando vamos cobrar quem está do outro lado.

A cobrança indevida ser caracteriza por:

  • quando enviamos email para uma pessoa que não tem essa dívida
  • quando emitimos mais de uma vez um boleto e enviamos para o cliente de modo duplicado
  • quando cobramos pode um valor maior que o acordado anteriormente.

Outro tipo de cobrança que pode gerar mal-estar na relação empresa-cliente é a relação abusiva. Ela acontece quando:

  • o contato com o cliente acontece no horário de descanso do mesmo
  • quando se deixa recado com outra pessoa que não o cliente sobre a cobrança, como um familiar ou um colega, constrangendo-o
  • ameaçar cortar o serviço ou colocar o nome do cliente no Serasa, o que também gera constrangimento e estresse.

Desse modo você causa constrangimento e ao mesmo tempo garante uma má reputação da empresa ao cliente. No entanto, isso não necessariamente quer dizer que o cliente pode fazer tudo o que deseja. 

É preciso estar alinhado nas informações


O Código de Defesa do Consumidor traz normas que ajudam nas boas práticas para a cobrança. O Código funciona como uma bússola que auxilia não apenas o cliente, mas a empresa. No entanto, é preciso estar atento para não cometer erros que acabem prejudicando o setor financeiro da empresa. Caso você cobre duas vezes, por exemplo, pelo Código de Defesa do Consumidor você terá que devolver ao cliente em dobro, o que, em uma empresa pequena, pode causar prejuízos grandes.

Por tudo isso é necessário entender se o processo de cobrança está bem integrado, em todos os passos. Mas como controlar essas informações? Há um controle em um sistema (que é o recomentado), ou ele está no excel? Eu tenho clareza das informações para cobrar as pessoas devedoras? É importante ter as informações armazenadas de forma segura, bem organizadas e sempre atualizadas, além do fácil acesso pelo setor de cobrança.

Outro ponto muito importante é que as atualizações sobre cobrança deve ser rápida. Nesse sentido, ter um sistema com régua de cobrança tem muito valor pois você consegue ter mais controle. Se o processo for manual, dá mais margem para erro. Ao ter um sistema, você consegue lidar com o processo de modo mais otimizado e pode colocar seu foco em problemas que exijam mais atenção.

Até a próxima!


Sistema de Cobrança

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Entendendo a inadimplência para poder cobrar melhor



By Equipe CEDRUS - 26/06/2024


No Brasil, atualmente, é muito fácil obter crédito. Com isso, milhões de consumidores conseguem hoje acesso a cartões de crédito e crédito consignado. No entanto, o brasileiro ainda está engatinhando nesse acesso ao crédito e o que ele significa. Para isso, seria necessário educação financeira adequada. Como não acontece, a inadimplência é sempre um fator de preocupação no mercado (e até por isso aconteceu o Desenrolaa Brasil, como explicamos aqui). 


Quando uma pessoa está inadimplente, isso significa cobrar esse valor, ou seja recuperar o dinheiro gasto em uma compra ou aquisição de produto. Mais que isso, é necessário recuperar esse cliente. Entender por que o cliente está com o valor em atraso é importante para manter o relacionamento com ele. Esses motivos podem variar do esquecimento de pagamento da fatura a algo mais grave, como desemprego, que faz com que atrase os boletos, o que exige um tratamento mais empático para poder sanar esse problema.


É preciso ter em mente alguns fatos em relação à cobrança:


  • quando você entende o motivo da inadimplência, pode-se melhorar o produto
  • carteiras mal planejadas não são resolvidas pela gestão de cobrança - tudo começa no planejamento
  • é necessário pensar na recuperação do dinheiro não como despesa, mas como um investimento para trazer o seu  dinheiro de volta.
  • quem está inadimplente na maioria das vezes não é alguém que está dando golpe, mas uma pessoa que precisa de um auxílio.


Muitas são as causas da inadimplência:


  • planejamento de produto de oferta de crédito não adequado
  • política de crédito deficiente
  • inadimplência “natural” - algo acontece na vida do consumidor que faz que ele não pague - desemprego, dívida inesperada


Para poder fazer uma cobrança eficiente é preciso entender que:


  • há leis - não apenas o código de defesa do consumidor, mas as legislações locais e específicas
  • não se deve constranger o cliente na hora da cobrança, muito menos fazer ameaça
  • o perfil do consumidor mudou - cada vez mais pessoas têm acesso ao crédito, o que aumenta o tipo de público com quem é responsável pela cobrança irá lidar
  • quanto maior o tempo de atraso, mais difícil é recuperar o dinheiro
  • ouvir o cliente é muito importante, entender suas aflições e medos e oferecer ajuda para quitar a situação, até mesmo oferecendo alternativas
  • ter ofertas realmente atrativas na hora de negociar a inadimplência faz toda a diferença.


Com tudo isso em mente, pode-se criar um processo eficiente para fazer uma cobrança eficaz, que realmente recupera o dinheiro e o cliente.





quinta-feira, 13 de junho de 2024

Novidade - Destaque na categoria do devedor no Cedrus



By Equipe CEDRUS - 13/06/2024

Temos mais uma novidade no Cedrus: a partir de agora é possível associar uma cor à categoria do devedor. Desta forma, ficará ainda mais fácil destacar devedores em grupos específicos, com necessidade de tratamentos diferenciados.

Veja como criar ou atualizar categorias já existentes. Acesse o Menu Configurações / Cadastros / Categoria.

    • Criar nova categoria: para criar uma nova categoria, clique no botão “Novo”, e inclua código e nome para a nova categoria. 
    • Editar categoria: para alterar uma já existente, selecione a categoria / Clique em “Editar”.








Na próxima tela você poderá selecionar uma cor para associar à categoria escolhida, clique na cor e depois no botão “Salvar”.









Destaque da categoria


Depois de parametrizar a categoria com uma cor, será possível ver este destaque em duas telas:

1. Gride do Contato Receptivo





2. Na tela de contato que está disponível para contato Ativo ou Receptivo


Agora ficou muito fácil identificar um cliente que precisa de atenção especial. Estamos trabalhando para tornar cada vez mais simples e fácil seu processo de cobrança.

Até a próxima!



Sistema de Cobrança




quinta-feira, 16 de maio de 2024

Desenrola voltado para microempresa e pequenas empresas



By Equipe CEDRUS - 16/05/2024


No dia 22 de abril, o governo lançou o programa para negociação de dívidas de micro e pequenas empresas. Como foco em dívidas bancárias, foi chamado de “Desenrola” dos pequenos negócios tem como foco os microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e pequenas empresas com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.


As negociações terão juros abaixo dos praticados pelo mercado, com descontos às empresas. Espera-se assim auxiliar as cerca de 6,3 milhões de micro e pequenas empresas, inadimplentes em janeiro de 2024, segundo o Serasa Experian.


Para que essas dívidas sejam negociadas, elas serão asseguradas pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO), que garantirão o pagamento da dívida aos credores, mesmo que as parcelas negociadas não sejam quitadas. O valor poderá ser renegociado até o fim de 2024. Quem está inadimplente no Pronampe poderá renegociar as dívidas com os banco.


Empresas que tenham mulheres empresárias como sócias majoritárias ou empreendedoras terão um limite da concessão de crédito, em um valor que represente 50% do faturamento bruto anual.


Assim como o Desenrola Brasil, voltado para as pessoas físicas, sua empresa pode se beneficiar desse programa, já que é um bom momento para cobrar pessoas juridicas inadimplentes dentro da faixa indicada.


Assim, você pode sistematizar a sua cobrança para poder cobrar aqueles clientes que estão inadimplentes e, pegando o ganho o Desenrola e pensando em uma campanha específica para receber mais. Para isso, colocamos aqui novamente o passo-a-passo que vai ajudar você:


1. Organize a sua carteira de clientes inspirado no Programa, ou seja, por valor da dívida, por origem do crédito e por data da inadimplência.


2. Faça a higienização e o enriquecimento de dados dos seus clientes para garantir que falará com a pessoa certa em poucas ligações/e-mails.


3. Segmente seus clientes e separe seus operadores de cobrança de acordo com suas metas de atendimento e recuperação.


4. Foque nas dívidas mais recentes da sua carteira, quando o cliente se lembra da dívida fica mais fácil convencê-lo de pagar. 


5. Ofereça prazos especiais para dívidas grandes, focando em recuperar o consumidor para usar crédito novamente no futuro.


6. Planeje descontos para dívidas menores de forma que fique irresistível pagar o que se deve em troca de ter o nome limpo no mercado a curto prazo. 


7. Monitore tudo! Usando um Sistema de Cobrança você consegue acompanhar o avanço da sua equipe de negociação e avaliar se as estratégias estão dando certo! 



Até a próxima! 




segunda-feira, 6 de maio de 2024

Como limpar o cache do seu navegador


By Equipe CEDRUS - 06/05/2024


O recurso de cache dos navegadores é importante para agilizar o processo de abertura das páginas.

Uma vez que você entra em algum site ou sistema online, o navegador armazena os dados daquela página em seu computador. No próximo acesso a esse mesmo site, seu navegador utiliza os arquivos locais para que a página seja aberta mais rapidamente.

Porém, em algumas situações, você precisa forçar a limpeza desse cache para obrigador o navegador baixar novamente as páginas atualizadas dos sites.

Segue abaixo um passo a passo explicando como fazer a limpeza do cache de acordo com o navegador que você utiliza:


Google Chrome

Para limpar o cache do seu navegador Google Chrome, siga os seguintes passos:

1) Abra o navegador Google Chrome
2) No teclado, aperte junto as 3 teclas: CTRL + SHIFT + DEL. A seguinte tela deve abrir para você:



3) Nessa tela, escolha “Todo o período”. Depois, selecione apenas a opção “Imagens e arquivos armazenados em
cache”. Clique em “Remover Dados”, conforme imagem abaixo:





Firefox

Para limpar o cache do seu navegador Mozilla Firefox, siga os seguintes passos:

1) Abra o navegador Mozilla Firefox
2) No teclado, aperte junto as 3 teclas: CTRL + SHIFT + DEL. A seguinte tela deve abrir para você:




3) Nessa tela, escolha a opção “Tudo”. Depois, selecione apenas a opção “Cache”. Clique em “OK”, conforme imagem abaixo:













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