quarta-feira, 26 de junho de 2024

Entendendo a inadimplência para poder cobrar melhor



By Equipe CEDRUS - 26/06/2024


No Brasil, atualmente, é muito fácil obter crédito. Com isso, milhões de consumidores conseguem hoje acesso a cartões de crédito e crédito consignado. No entanto, o brasileiro ainda está engatinhando nesse acesso ao crédito e o que ele significa. Para isso, seria necessário educação financeira adequada. Como não acontece, a inadimplência é sempre um fator de preocupação no mercado (e até por isso aconteceu o Desenrolaa Brasil, como explicamos aqui). 


Quando uma pessoa está inadimplente, isso significa cobrar esse valor, ou seja recuperar o dinheiro gasto em uma compra ou aquisição de produto. Mais que isso, é necessário recuperar esse cliente. Entender por que o cliente está com o valor em atraso é importante para manter o relacionamento com ele. Esses motivos podem variar do esquecimento de pagamento da fatura a algo mais grave, como desemprego, que faz com que atrase os boletos, o que exige um tratamento mais empático para poder sanar esse problema.


É preciso ter em mente alguns fatos em relação à cobrança:


  • quando você entende o motivo da inadimplência, pode-se melhorar o produto
  • carteiras mal planejadas não são resolvidas pela gestão de cobrança - tudo começa no planejamento
  • é necessário pensar na recuperação do dinheiro não como despesa, mas como um investimento para trazer o seu  dinheiro de volta.
  • quem está inadimplente na maioria das vezes não é alguém que está dando golpe, mas uma pessoa que precisa de um auxílio.


Muitas são as causas da inadimplência:


  • planejamento de produto de oferta de crédito não adequado
  • política de crédito deficiente
  • inadimplência “natural” - algo acontece na vida do consumidor que faz que ele não pague - desemprego, dívida inesperada


Para poder fazer uma cobrança eficiente é preciso entender que:


  • há leis - não apenas o código de defesa do consumidor, mas as legislações locais e específicas
  • não se deve constranger o cliente na hora da cobrança, muito menos fazer ameaça
  • o perfil do consumidor mudou - cada vez mais pessoas têm acesso ao crédito, o que aumenta o tipo de público com quem é responsável pela cobrança irá lidar
  • quanto maior o tempo de atraso, mais difícil é recuperar o dinheiro
  • ouvir o cliente é muito importante, entender suas aflições e medos e oferecer ajuda para quitar a situação, até mesmo oferecendo alternativas
  • ter ofertas realmente atrativas na hora de negociar a inadimplência faz toda a diferença.


Com tudo isso em mente, pode-se criar um processo eficiente para fazer uma cobrança eficaz, que realmente recupera o dinheiro e o cliente.





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