By Equipe CEDRUS - 26/06/2024
No Brasil, atualmente, é muito fácil obter crédito. Com isso, milhões de consumidores conseguem hoje acesso a cartões de crédito e crédito consignado. No entanto, o brasileiro ainda está engatinhando nesse acesso ao crédito e o que ele significa. Para isso, seria necessário educação financeira adequada. Como não acontece, a inadimplência é sempre um fator de preocupação no mercado (e até por isso aconteceu o Desenrolaa Brasil, como explicamos aqui).
Quando uma pessoa está inadimplente, isso significa cobrar esse valor, ou seja recuperar o dinheiro gasto em uma compra ou aquisição de produto. Mais que isso, é necessário recuperar esse cliente. Entender por que o cliente está com o valor em atraso é importante para manter o relacionamento com ele. Esses motivos podem variar do esquecimento de pagamento da fatura a algo mais grave, como desemprego, que faz com que atrase os boletos, o que exige um tratamento mais empático para poder sanar esse problema.
É preciso ter em mente alguns fatos em relação à cobrança:
- quando você entende o motivo da inadimplência, pode-se melhorar o produto
- carteiras mal planejadas não são resolvidas pela gestão de cobrança - tudo começa no planejamento
- é necessário pensar na recuperação do dinheiro não como despesa, mas como um investimento para trazer o seu dinheiro de volta.
- quem está inadimplente na maioria das vezes não é alguém que está dando golpe, mas uma pessoa que precisa de um auxílio.
Muitas são as causas da inadimplência:
- planejamento de produto de oferta de crédito não adequado
- política de crédito deficiente
- inadimplência “natural” - algo acontece na vida do consumidor que faz que ele não pague - desemprego, dívida inesperada
Para poder fazer uma cobrança eficiente é preciso entender que:
- há leis - não apenas o código de defesa do consumidor, mas as legislações locais e específicas
- não se deve constranger o cliente na hora da cobrança, muito menos fazer ameaça
- o perfil do consumidor mudou - cada vez mais pessoas têm acesso ao crédito, o que aumenta o tipo de público com quem é responsável pela cobrança irá lidar
- quanto maior o tempo de atraso, mais difícil é recuperar o dinheiro
- ouvir o cliente é muito importante, entender suas aflições e medos e oferecer ajuda para quitar a situação, até mesmo oferecendo alternativas
- ter ofertas realmente atrativas na hora de negociar a inadimplência faz toda a diferença.
Com tudo isso em mente, pode-se criar um processo eficiente para fazer uma cobrança eficaz, que realmente recupera o dinheiro e o cliente.
0 comentários: