by Equipe CEDRUS - 25/07/2024
Saber cobrar é algo muito importante. No entanto, muitas vezes corremos o risco de fazer alguma cobrança que não seja devida, criando um mal-estar com o cliente. Por isso é preciso tomar cuidado quando vamos cobrar quem está do outro lado.
A cobrança indevida ser caracteriza por:
- quando enviamos email para uma pessoa que não tem essa dívida
- quando emitimos mais de uma vez um boleto e enviamos para o cliente de modo duplicado
- quando cobramos pode um valor maior que o acordado anteriormente.
Outro tipo de cobrança que pode gerar mal-estar na relação empresa-cliente é a relação abusiva. Ela acontece quando:
- o contato com o cliente acontece no horário de descanso do mesmo
- quando se deixa recado com outra pessoa que não o cliente sobre a cobrança, como um familiar ou um colega, constrangendo-o
- ameaçar cortar o serviço ou colocar o nome do cliente no Serasa, o que também gera constrangimento e estresse.
Desse modo você causa constrangimento e ao mesmo tempo garante uma má reputação da empresa ao cliente. No entanto, isso não necessariamente quer dizer que o cliente pode fazer tudo o que deseja.
É preciso estar alinhado nas informações
O Código de Defesa do Consumidor traz normas que ajudam nas boas práticas para a cobrança. O Código funciona como uma bússola que auxilia não apenas o cliente, mas a empresa. No entanto, é preciso estar atento para não cometer erros que acabem prejudicando o setor financeiro da empresa. Caso você cobre duas vezes, por exemplo, pelo Código de Defesa do Consumidor você terá que devolver ao cliente em dobro, o que, em uma empresa pequena, pode causar prejuízos grandes.
Por tudo isso é necessário entender se o processo de cobrança está bem integrado, em todos os passos. Mas como controlar essas informações? Há um controle em um sistema (que é o recomentado), ou ele está no excel? Eu tenho clareza das informações para cobrar as pessoas devedoras? É importante ter as informações armazenadas de forma segura, bem organizadas e sempre atualizadas, além do fácil acesso pelo setor de cobrança.
Até a próxima!
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