by Equipe CEDRUS - 30/08/2024
O CEDRUS trabalha com a API Oficial para envio de mensagens via WhatsApp. Essa API passa pelo crivo da Meta, empresa dona do WhatsApp. Por isso é necessário efetuar a criação da API no Gerenciador de Negócios do cliente dentro do Facebook.
Antes de disparar ou receber as mensagens no sistema via API é necessário efetuar o cadastramento do seu número e habilitá-lo na Meta para integrarmos com o nosso sistema.
Conheça as etapas:
1. Número de telefone: Sua empresa precisa de um número exclusivo para ações de cobrança. Este número não pode estar vinculado a uma conta de WhatsApp; caso esteja é necessário excluir a conta;
2. Gerenciador de Negócios na Meta: a empresa precisa ter um gerenciador de negócios criado na Meta para a configuração da API.
O Gerenciador de Negócios tem a função de organizar e gerenciar suas páginas, contas de anúncios, Pixels, apps, contas de WhatsApp entre outras funcionalidades disponibilizadas pela Meta.
3. Dados da API: Após a configuração precisaremos das informações para integrar a sua conta do Cedrus à sua API criada.
Importante:
- Criação da API: a configuração da API depende da análise e da aprovação exclusiva da Meta. Por isso, quanto mais a sua empresa tiver um bom relacionamento com Meta, mais fácil pode ser a criação da API.
- Risco de bloqueio: a API oficial pode ser um pouco mais tolerante a bloqueios do número, porque a configuração da API é muito criteriosa, mas ainda assim dependerá da prática da empresa nos envios e do retorno dos destinatários com marcação de bloqueio ou SPAM do seu número.
Veja as respostas a seguir para algumas dúvidas que você possa ter sobre utilização da API oficial da Meta:
1. Terei ajuda na configuração da API na Meta?
Resp.: Sim, nossa equipe ajudará na configuração da API, mas é importante que a sua empresa já tenha página nas redes sociais e um Gerenciador de Negócios na Meta.
2. Existe custo para utilização da API no Cedrus?
Resp.: Sim, a utilização de qualquer uma das modalidades de API do WhatsApp tem a cobrança mensal, por administrar e dar manutenção na API que faz a troca das conversas. O valor atual pode ser liberado no Menu Meu Plano > Valores Contratados.
3. As mensagens enviadas são cobradas?
Resp.: Sim, a cobrança é efetuada pela Meta por conversa iniciada, e não por mensagem enviada. As conversas são mensagens trocadas entre você e os devedores dentro de um período de 24h. Quando é iniciada uma conversa, a cobrança é efetuada. Se esta conversa ultrapassar o período de 24h, ela é cobrada novamente.
Esta cobrança será efetuada diretamente pela Meta em seu cartão de crédito.
Conheça os preços praticados pela Meta aqui, no item Tabela de Preços escolha tarifas U$ - dólar e veja o valor Brasil.
Ex.: por categoria de mensagem - valor da tabela em 21/06/2024
Marketing: U$ 0,0618
Utilidade: U$ 0,0408
Autenticação: U$ 0,0367
Serviço: U$ 0,0316
Por isso, é importante cadastrar uma forma de pagamento na Aba Cobrança e Pagamentos do Gerenciador de Negócios e associar a sua Conta de WhatsApp para a cobrança das suas conversas.
O Cedrus trabalhará apenas com as categorias de mensagem Marketing e Utilidade. Conheça a diferença entre as duas categorias a seguir.
4. Quais categorias de mensagens serão enviadas pelo sistema?
Resp 1.: Cedrus trabalhará apenas com tipo de mensagem Marketing e Utilidade; entenda a diferença entre elas:
Marketing: as conversas de marketing incluem promoções ou ofertas, atualizações informativas ou convites que incentivam uma resposta ou ação do cliente.
Utilidade: as conversas de utilidade facilitam uma transação ou solicitação específica e acordada de antemão ou fornecem informações ao cliente sobre uma transação em andamento. Isso inclui confirmações e atualizações de uma transação e/ou notificações pós-compra.
5. Posso enviar qualquer mensagem para o devedor?
Resp 2: Não, as conversas de marketing e utilidade só podem ser iniciadas com modelos de mensagem aprovados. Esses modelos de início de chat serão cadastrados diretamente no CEDRUS e o sistema enviará para aprovação da Meta.
Importante: apenas modelos aprovados poderão ser disparados para os devedores. Só será possível continuar a conversa com o devedor (destinatário da mensagem), se ele responder a sua mensagem de início de chat. Caso contrário só será liberado o envio de uma nova mensagem de início de chat depois de 24h.
Caso o devedor responda à mensagem inicial dentro das 24h, o operador poderá continuar a conversa normalmente sem precisar de um modelo.
6. Existem limites de início de conversas por dia?
Resp.: Sim, existe um número máximo de conversas que podem ser iniciadas pela empresa em um período de 24 horas consecutivas.
Os números de telefone comerciais sem o status Conectado e um nome de exibição aprovado estão limitados a 250 conversas iniciadas pela empresa no período de 24h.
Os números de telefone comerciais com status Conectado e nome de exibição aprovado podem iniciar conversas com 1.000 clientes únicos no período de 24h.
O valor inicia em mil clientes únicos e aumenta automaticamente conforme o status e a classificação de qualidade do seu número de telefone, além da frequência com que você inicia conversas com clientes únicos.
Para verificação e acompanhar o seu do limite, acesse Gerenciador de Negócios
> Gerenciador do WhatsApp > Painel de visão geral > Insights. O painel abaixo só exibirá o limite atual se ele for mais alto que o padrão de 250.
Veja abaixo a tela de exemplo da Meta:
Para ter mais detalhes sobre os limites de mensagens clique aqui.
7. Como funciona a classificação de qualidade da Meta?
Resp.: a classificação de qualidade se baseia na maneira como os destinatários receberam as mensagens nos últimos 7 dias, com pesos baseados na recentidade. A classificação é determinada por uma combinação de sinais de qualidade nas conversas entre empresas e usuários. Alguns exemplos são sinais de feedback do usuário, como bloqueios, denúncias e os motivos que os usuários apresentam ao bloquear uma empresa.
Para mais informações, consulte Sobre a classificação de qualidade das mensagens de contas do WhatsApp Business.
8. Posso colocar foto e descrição da minha empresa no WhatsApp?
Resp.: Sim, isso é feito diretamente na meta.
Abra um chamado informando que gostaria de utilizar a API Oficial para darmos início as configurações na Meta. Estamos trabalhando para deixar o seu processo de cobrança ainda mais fácil e rápido.
Até a próxima!
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