sexta-feira, 30 de agosto de 2024

API não oficial do WhatsApp no Cedrus



by Equipe CEDRUS - 30/08/2024


O CEDRUS também trabalha com a API não oficial para envio de mensagens via WhatsApp. A API não oficial não passa pelo crivo da Meta, sendo um cadastramento mais simples e rápido

Antes de disparar ou receber as mensagens no sistema via API é necessário integrar. Para isso, basta seguir as etapas abaixo: 

1. Número de telefone: Sua empresa precisa de um número exclusivo para ações de cobrança, este número deve estar vinculado a uma conta de WhatsApp Business (comercial);

2. Configuração do número: faremos a integração do número para que você possa fazer a leitura do QR Code e habilitar envio e recebimento de mensagens dentro do Cedrus.

Importante

1. Risco de bloqueio: a API não oficial tem mais chances de bloqueio se os destinatários começarem a bloquear e marcar o número como SPAM. Por isso, é importante pensar na prática de envios e ter ainda mais cautela na abordagem dos devedores.

2. Bloqueio: o bloqueio é uma decisão exclusiva da Meta, empresa dona do WhatsApp.

3. Chip aquecido: antes de iniciar os envios é recomendado aquecer o número que será utilizado para minimizar o risco de bloqueio. Um chip aquecido nada mais é do que um número que envia e recebe mensagens de forma equilibrada.


Abaixo veja as respostas para algumas dúvidas que você possa ter sobre utilização da API oficial da Meta:

1. Existe custo para utilização da API no Cedrus?

Resp.: Sim, a utilização de qualquer uma das modalidades de API do WhatsApp tem a cobrança mensal, por administrar e dar manutenção na API que faz a troca das conversas. O valor atual pode ser liberado no Menu Meu Plano > Valores Contratados


2. As mensagens enviadas são cobradas?

Resp.: Não, a utilização na modalidade não oficial não tem cobrança das conversas iniciadas.


3. Existem limites de início de conversas por dia?

Resp.: Não, o sistema não impõe um limite de inícios de conversa por dia, isso pode ser configurado pelo usuário para que seja utilizado de forma estratégica e evite bloqueios. 

Já deixamos uma configuração inicial de 100 conversas iniciadas por dia, mas isso pode ser alterado pelo usuário a qualquer momento. Para saber mais veja o texto que preparamos sobre Configurações do WhatsApp API no Cedrus.


4. O que pode ocasionar bloqueio/banimento da minha conta de WhatsApp?

Resp.: O envio de muito mais mensagens do que respostas pode acender uma luz vermelha para o WhatsApp, por exibir comportamento similar ao envio de SPAM. Além da ação dos destinatários de bloqueio, denúncias e motivos que os usuários apresentam ao bloquear uma empresa. 

O WhatsApp pode banir contas que acreditam estar violando os Termos de Serviço. Por exemplo, envio de spam, aplicação de golpes ou qualquer outra atividade que coloque em risco a segurança das pessoas que usam os serviços.

Veja no link abaixo mais informações no link oficial da empresa:


5. Como posso reduzir o risco de bloqueio/banimento da minha conta de WhatsApp?

Resp.: O ideal é pensar em envios moderados com mais chances de resposta e interação com os destinatários. Além da prática de aquecer o chip, caso ele seja novo, existem muitos sites que mostram práticas simples de aquecimento. 


Abra um chamado informando qual modelo de API que sua operação de cobrança irá utilizar para seguirmos para os próximos passos. Estamos trabalhando para deixar o seu processo de cobrança ainda mais fácil e rápido.


Até a próxima!


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