quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Existe limite de horário para o pagamento por boleto?

By Equipe CEDRUS - 19/01/2023


Existe sim, e cada instituição financeira tem as suas regras. Parece contraditório que tenhamos aplicativos de bancos em nossos celulares 24 horas por dia, mas não consigamos pagar boletos em qualquer horário. Na verdade, até conseguimos pagar, ou agendar o pagamento. Acontece que a compensação desse pagamento não acontece em tempo real - como é com o PIX. 

Para deixar mais prático, fizemos uma lista com os principais bancos (tradicionais e digitais) e suas políticas de pagamento de boletos. 

Primeiro, precisamos explicar que existem alguns tipos de boleto. Os que vamos tratar aqui nesta listagem são:

Títulos - boletos emitidos por instituições financeiras para cobrança de mensalidades, fatura do cartão de crédito, condomínio e compras no geral. 

Convênios - boletos emitidos por concessionárias que viabilizam serviços como: água, luz, telefone e tributos. 

Os títulos são boletos registrados, emitidos por instituições financeiras a pedido de empresas, associações etc. Empresas de cobrança emitem títulos por meio de seus sistemas de cobrança e enviam para que seus clientes lhes paguem a dívida. 

Se a empresa de cobrança emite um boleto por meio do Banco X, mas seu cliente paga por meio do seu banco Y, existe um tempo de compensação diferenciado. Se ambos fossem o mesmo banco, o processo poderia ser agilizado. Não é obrigatório, claro.

Sabendo disso, a lista abaixo se refere ao limite de horário que os bancos impõem para que os correntistas paguem qualquer boleto, e não para que a empresa emita títulos. 

Desta forma você pode entender melhor quando receberá o aviso de pagamento do título e ter uma previsão do crédito em sua conta. 

Banco do Brasil
Para pagamentos de qualquer boleto feitos no mesmo dia: das 0h às 21h59min;
Para consulta de obrigações a pagar: das 0h às 24h. 

Bradesco
Boleto de Cobrança Bradesco, Boleto de Cobrança Outros Bancos (Agendado), Água, Luz, Telefone e Gás, Tributos (Via Código de Barras), Débito de Veículos: 0h às 23h59.

Boleto de Cobrança Outros Bancos: 0h às 23h00
Tributos (Via Número do Contribuinte): 7h às 22h30
GARE, DARF, INSS - GPS: 0h às 23h45
 
Caixa Econômica Federal
Para agendamento e pagamento imediato o horário é de segunda a sexta-feira das 7h às 20h30.

Santander
As transações realizadas até às 22h30 serão processadas no mesmo dia útil. Entretanto, alguns produtos por sua característica seguem regras diferenciadas. Os agendamentos: serão efetivados até o limite do saldo disponível em conta corrente, apurado entre 0h e 21h30 (horário de Brasília) do dia da execução.

Itaú
Horário para pagamento de boletos em geral vai das 0h às 23h. 

PagSeguro
Boletos de consumo, como impostos e tributos: até às 21h. 
(Entretanto, algumas recebedoras aceitam o pagamento desses boletos até às 16h)
Demais boletos bancários: 20h.
Caso o pagamento seja feito após esses horários, sua compensação ocorrerá no próximo dia útil. 

Serasa (pagando boletos por meio da Carteira Digital)
Até as 17h de um dia útil, o boleto será liquidado no mesmo dia. Se pagar depois das 17h ou no fim de semana/feriado, ele será liquidado no dia útil seguinte. Se o boleto venceu em um final de semana ou feriado, é possivel pagá-lo no próximo dia útil sem problemas.

Picpay
Pagando o boleto até às 19h de um dia útil, ele será liquidado no mesmo dia. Já os pagamentos realizados após às 19h, ou em finais de semana e feriados, serão liquidados no próximo dia útil. 

Banco Inter 
Títulos abaixo de R$ 250 mil podem ser pagos até às 21h45, mas o cliente deve aprovar o pagamento até às 21h45. Caso não aprove até esse horário, ele será agendado para o próximo dia útil.
Títulos a partir de R$ 250 mil podem ser pagos até às 16h45. Novamente, caso o cliente não aprove o pagamento até esse horário seu processamento ocorrerá somente no dia seguinte (útil).
Já para o pagamento de convênios a aprovação do pagamento deve ocorrer até às 19h45. 

Nubank
Boletos de convênio: até as 19h.
Títulos: até as 22h.

Atenção: caso o vencimento de títulos públicos, ou seja, quando pagamos algo para o governo, vençam em um dia não útil (sábado, domingo, feriados) eles devem ser pagos em dia útil antes do vencimento. 

Já para títulos não públicos, quando vencem aos finais de semana, podem ser pagos no próximo dia útil, ou ainda ter seu pagamento agendado para esse dia. 

Lembramos também que infelizmente essas informações não são fixas. Isso quer dizer que de acordo com sua conveniência os bancos podem mudar esses horários, por isso você deve ficar de olho nas regras do seu banco para saber quando um boleto será compensado para que você receba a informação de pagamento e crédito. 


Fontes:

Sistema de Cobrança

0 comentários:


Copyright © RDZ Sistemas - Sistema de Cobrança
Bloggertheme9