sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Configurações do WhatsApp API no Cedrus

by Equipe CEDRUS - 30/08/2024


O CEDRUS possui integração com WhatsApp API, após a integração existem configurações que podem ser efetuadas para personalizar a experiência do usuário na sua empresa nos contatos via WhatsApp.

Neste texto vamos explicar o passo a passo para utilizar essas configurações.

Para acessar a tela de configurações acesse o Menu Empresa (canto superior à direita com o nome da sua empresa) / clique na opção Integração WhatsApp.


Configurações por Conta 


Nesta aba é possível efetuar algumas configurações como o Termo de Acordo e Demonstrativo de Débito serão utilizados nas conversas do WhatsApp.









    • Termo de acordo: selecione o termo de acordo que deve ser utilizado;
    • Demonstrativo de débito: selecione um demonstrativo de débito do Tipo “Título Original” que deve ser utilizado. Caso não tenha é necessário criar no Menu Configurações > Documentos > Demonstrativo de Débito > Novo
    • Usuário: selecione o usuário que deve assinar estes documentos, caso eles contenham o coringa  #NOME_USUARIO#;
    • Usuário ADM: selecione o usuário que deve receber as conversas e as notificações quando não houver nenhum operador disponível para tratar as conversas respondidas.


Configurações por Credor


Aqui é possível parametrizar um Termo de acordo e um Demonstrativo de Débito específico por Credor, caso seja necessário.














Mensagens automáticas do chat BOT


Nesta aba é possível personalizar as mensagens automáticas de boas-vindas, mensagem de transferência para o operador, encerramento de contato pelo operador ou pelo chat bot.












Para personalizar a mensagem clique no botão “Editar”, faça edição e depois clique em “Salvar”.


Configurações


Nesta aba configuramos as informações da API oficial ou não oficial.

No caso da API não oficial é necessário ler o QR Code desta página para conectar o número ao sistema e isso deve acontecer a cada 15 dias. Para efetuar a leitura clique no botão “Conectar-se ao PlugMessage”. 












Na parte de baixo da tela temos a informação de Agente de envio:

    • Máx. Envio por Dia: neste campo tem a informação de quantas mensagens podem ser iniciadas por dia via API.
    • Máx. Envio entrada agente: neste outro é a quantidade de mensagens que podem ser iniciadas por vez. Exemplo: se tiverem 100 mensagens para serem enviadas o sistema fará o envio de 5 de cada vez. 

Importante: a combinação das duas opções acima te ajudam a controlar melhor os envios, dessa forma é possível controlar a quantidade de mensagens enviadas de uma única vez e também não ultrapassar a quantidade que a sua operação daria conta de atender. 


Configurações do menu


Nesta aba é possível escolher quais opções devem ser oferecidas pelo atendente virtual (chat bot) quando o devedor iniciar uma conversa com seu número, ou seja, entrar diretamente pelo receptivo. 










    • Exclusão: para efetuar a exclusão de algum dos itens da apresentação do Menu clique no botão “Editar” e desmarque a opção “Ativo” e depois clique no botão “Salvar”. Exemplo: caso a opção código de barras não seja interessante é possível desativá-la, desta forma não aparecerá como opção para devedor. 
    • Alterar descrição: para alterar a descrição do item clique no botão “Editar”, altere a descrição e depois clique em “Salvar”.
    • Alterar ordem das opções: é possível alterar a ordem de apresentação dos itens do Menu, utilizando as setas disponíveis na lateral direita.
    • Menu Interativo”: neste botão é possível habilitar o modelo de menu interativo ou desmarcá-lo e ficar com o menu “simples”. O menu interativo não está habilitado para API não oficial. Veja a diferença de um para o outro.
    • Assistente Virtual”: neste botão é possível desabilitar a Assistente Virtual (atendimento via chatbot); se esta opção estiver desabilitada o sistema enviará Mensagem inicial de "Boas-Vindas" do atendente virtual e na sequência a Mensagem na transferência da conversa para um operador, a mensagem será direcionada para atendimento do operador.

Importante: se esta opção estiver desabilitada o sistema não conseguirá efetuar a identificação do devedor quando ele iniciar uma conversa, pois é o chatbot que é responsável por isso. Desta forma a conversa não ficará atrelada a um devedor e o operador não poderá enviar documentos personalizados do sistema pela tela de WhatsApp.


Modelo de ínicio de chat


Essa aba só é necessária para quem utiliza a API Oficial

As conversas só podem ser iniciadas com modelos de mensagem aprovados pela Meta. Esses modelos de início de chat serão cadastrados diretamente no Cedrus e o sistema enviará para aprovação.

Importante: apenas modelos aprovados poderão ser disparados para os devedores. Só será possível continuar a conversa com o devedor (destinatário da mensagem), se ele responder à sua mensagem de início de chat. Caso contrário só será liberado o envio de uma nova mensagem de início de chat depois de 24h.

Caso o devedor responda à mensagem inicial dentro das 24h, o operador poderá continuar a conversa normalmente sem precisar de um modelo.







Para criar um modelo clique no botão “+Novo”.



Dê um nome para o modelo de mensagem e escolha uma das categorias.

Inclua a mensagem e clique no botão “Salvar”. A mensagem será enviada para aprovação.

Importante: o Cedrus trabalhará apenas com os tipos de mensagens Marketing e Utilidade; entenda a diferença entre elas:

    • Marketing: as conversas de marketing incluem promoções ou ofertas, atualizações informativas ou convites que incentivam uma resposta ou ação do cliente.
    • Utilidade: as conversas de utilidade facilitam uma transação ou solicitação específica e acordada de antemão ou fornecem informações ao cliente sobre uma transação em andamento. Isso inclui confirmações e atualizações de uma transação e/ou notificações pós-compra.

Entenda agora como utilizar os coringas nas suas mensagens:

Para utilizar os coringas nas mensagens, inclua {{1}}, {{2}} e assim em adiante quando quiser substituir pelo nome do devedor, credor ou operador. Veja abaixo um exemplo de como utilizar os coringas: 

    • Prezado cliente {{1}}, Nós representamos a empresa {{2}} e gostaríamos de apresentar algumas opções de negociação a respeito da sua compra. Podemos falar agora?

    • Olá {{1}}, tudo bem? Aqui é da escola {{2}}, estamos entrando em contato referente às suas mensalidades. Podemos falar agora?

Depois que a mensagem for aprovada, será possível associar o coringa aos {{1}}, {{2}}, conforme exemplo abaixo:







Status da mensagem: A mensagem pode retornar como aprovada, pendente ou rejeitada.

    • Aprovada: mensagem aprovada e já é possível utilizá-la para iniciar conversas;
    • Pendente: mensagem ainda está em análise na Meta;
    • Rejeitada: a mensagem não foi aprovada, você pode alterar o texto e enviar novamente para avaliação ou iniciar um nova.

Viu? Agora ficou mais fácil iniciar ou receber o contato do seu devedor por meio do Whatsapp. 


Até mais!



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