quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Entendendo o First Payment Default

 

by Equipe CEDRUS - 21/08/2024


Quando trabalhamos com cobrança, são usados indicadores. Um dos mais conhecidos é o FDP (ou first payment default). Ele ajuda a reduzir riscos de inadimplência, e proteger contra fraudes. Mas você entende o que a sigla significa?

First Payment Default - ou inadimplência de primeiro pagamento - é um indicador que se usa para saber quando um indivíduo não paga a primeira parcela de um empréstimo, uma compra, dentre outros. Saber disso é importante pois desse modo você já consegue saber uma possível falha no pagamento por determinado cliente, conseguindo calcular taxas de juros ou até prevendo quando será cobrado o pagamento (e você pode até usar uma régua de cobrança. Já falamos sobre isso aqui)

Este índice também é utilizado para entender a efetividade das negociações efetuadas. Uma empresa cobra um devedor e depois analisa qual o percentual de quebra de acordos na primeira parcela. Essa análise de FPD das negociações ajuda entender se o operador / cobrador foi assertivo ou se ele tem mais quebras de acordos do outros ou se uma carteira tem uma caracteristica diferente da outra neste sentido, os devedores da empresa quebram mais acordos na primeira parcela do que outros.

Além de usar para verificar o risco de inadimplência, pode ser um indicativo de fraude, que são as seguintes:

  • fraude de identidade: quando a pessoa utiliza documentos falsos;
  • fraude por omissão: o indivíduo esconde informações importantes;
  • fraude por simulação de renda: a pessoa simula valores diferentes do que possui.

Além de prevenir fraudes, ter um alto indicador de FPD pode ser prejudicial, pois:

  • aumento dos custos de recuperação - para recuperar o valor, a empresa pode iniciar processos de recuperação judicial, o que gasta recursos e tempo;
  • há queda de reputação e credibilidade - as empresas passam a duvidar de problemas na análise de crédito. Também gera desconfiança por inadimplência.


O que fazer para diminuir e evitar o FPD?


Para evitar isso é preciso

  • fazer avaliação e reestruturação da política de crédito. Além de a análise detalhada evitar fraudes, ela também ajuda a liberar crédito com menor risco de inadimplência.
  • ter uma comunicação clara e transparente com os clientes. Quando o cliente entende as condições e responsabilidade da compra, do empréstimo, ou do financiamento, evita mal-entendidos, reduzindo risco de FPD.
  • ofertas opções flexíveis de pagamento, com prazos maiores e parcelas menores, pode reduzir o índice. Caso os clientes encontram dificuldades para pagar a primeira parcela, eles conseguem encontrar alternativas.
  • fazer automação de processos: com um sistema funcionando de modo automatizado, isso pode ajudar na cobrança preventiva com envio de lembretes, além de manter um ritmo na cobrança se ele não pagar.
  • fazer acompanhamento dos clientes. Caso você tenha uma política de cobrança efetiva, é ainda melhor para evitar a falta de pagamento.


A adoção dessas medidas, ajudam a reduzir o First Payment Default e melhorar a eficiência do processo de concessão de crédito e de cobrança.

E você? Usa o índice para verificar a carteira de clientes de cobrança?

Até a próxima!


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