quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

O credor pode vender uma dívida?


by Equipe CEDRUS - 24/01/2024

Sim, vender e comprar. E esse manejo movimenta o mercado. Para credores com dívidas muito antigas ou consideradas perdidas, pode fazer mais sentido vender essas dívidas do que investir ainda mais tentando receber dos devedores.


Empresas especializadas em cobrar compram as dívidas de outras empresas (pequenas, médias ou grandes) e dedicam-se a reaver os valores negociando como acharem melhor. Para a empresa que cedeu o crédito pode ser vantajoso, pois ela acaba por receber, ao menos, parte do valor devido e não tem o ônus de organizar uma operação de cobrança e o gasto com essa estrutura. 


Isso vale para bancos que fornecem empréstimos e também para empresas de bens e consumo que vendem a prazo - correndo assim o risco de não receber pelo serviço prestado e produto entregue. Melhor receber um pouco agora do que nada nunca mais. 


> Confira aqui o Glossário de Termos de Cobrança


As boas práticas de cobrança precisam estar presentes, independente de quem cobra! 


O que não muda, independente de quem cobra, são as boas práticas de Cobrança que devem ser praticadas em todos os níveis da cadeia. Isso quer dizer que não é porque quem está cobrando não é o "credor original" que não se deve praticar o respeito e o bom senso na hora de cobrar os clientes. Esse detalhe, inclusive, é um ponto polêmico na venda de dívidas. Afinal, o cliente inadimplente recuperado até pode voltar a fazer negócio com o credor (depois de passar por algumas checagens dessa vez), mas dificilmente manterá um relacionamento com uma empresa de Cobrança. Não há necessidade de fidelizar o consumidor final, mas sim de recuperar valores. 


Quando uma empresa compromete-se em Cobrar de forma eficiente e responsável, ela possibilita ao cliente devedor mais formas de pagar a dívida. Isso acontece por conta de uma disponibilidade maior em negociações, juros mais acessíveis, prazos longos etc., além do uso de ferramentas eficientes de Gestão em Cobrança. 


Independente se você faz a cobrança dos seus clientes ou é uma empresa especializada em Cobrança. O diferencial de uma Operação de Cobrança costuma ser a organização dada para que o trabalho especializado corra conforme o esperado. Isso significa utilizar sistemas que otimizem a rotina e permitam uma tomada de decisão mais ágil. 


  1. A primeira coisa a se pensar é em qual Sistema de Cobrança contratar. Se sua empresa está nessa fase de decisão, temos um texto aqui de Como Escolher um Sistema de Gestão em Cobrança, que serve como check-list! 
  2. A seguir, é uma boa saber como sua empresa receberá esses valores, por isso, não deixe de contratar uma Plataforma de Pagamentos
  3. Para que os clientes inadimplentes de outra empresa paguem o que é devido para esse novo cobrador, é preciso ter estratégia. Em Cobrança estratégia também pode ser chamada de Régua de Cobrança. Você fica sabendo mais sobre ela aqui neste texto em nosso blog. 
  4. Um conceito importante de ter em mente, seja você é uma empresa de cobrança, ou uma empresa de outro ramo em busca de contratar uma empresa de Cobrança é a diferença entre um Sistema de Cobrança, e um sistema emissor de boletos. Explicamos isso aqui.
  5. A dica bônus na hora de cobrar os clientes é utilizar gatilhos mentais, ou seja, estruturas textuais que tornem o pagar urgente e extremamente vantajoso para o devedor. Sugerimos alguns gatilhos mentais em cobrança aqui.


Vale lembrar que o credor também pode se especializar e cobrar seus clientes inadimplentes com ainda mais responsabilidade, assertividade e organização. 


Por hoje é só! Até a próxima! 

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