quinta-feira, 23 de março de 2023

Você sabe a diferença entre um sistema de cobrança e um emissor de boletos?


By Equipe CEDRUS - 22/03/2023

A atividade de Cobrança não é exclusiva de agências de cobrança, escritórios de advocacia ou empresas com clientes inadimplentes. Lojas, escolas, condomínios e uma diversa gama de setores precisam cobrar diariamente. Em alguns casos são cobranças pontuais, como lojas que aceitam o pagamento por boleto. Em outros são cobranças recorrentes, como escolas e academias que todos os meses emitem boletos para seus clientes. 

A emissão de boletos atualizados e personalizados é uma das etapas de uma boa estratégia de Cobrança, por isso todo bom Sistema de Cobrança possui essa funcionalidade. Porém, junto com a emissão de boletos vem todo um universo de conteúdos e possibilidades que um sistema que somente emite boletos não possui. 

Na realidade, um sistema de Cobrança precisa de um sistema de emissão de boletos integrado a ele para desempenhar seu papel. No caso do Cedrus, os nossos clientes contam com o apoio do IUGU para emissão de boletos diretamente de dentro do Sistema. 

Isso porque o sistema de cobrança é uma plataforma mais completa, que permite gerenciar o processo de cobrança desde o envio do boleto até o registro do recebimento do pagamento, além de oferecer outras funcionalidades como controle de inadimplência, histórico de contatos, envio de ações automáticas e geração de relatórios. 

Já o emissor de boletos - como Asas, Vindi, IUGU, entre outros -  é uma ferramenta mais simples, que se concentra apenas na emissão de boletos bancários para o pagamento de contas. Ou seja, enquanto o sistema de cobrança é uma solução completa e estratégica para a gestão financeira de uma empresa, o emissor de boletos é a ferramenta para facilitar o processo de pagamento por parte do cliente.

Posso fazer cobrança contratando somente um Emissor de Boletos?

Na teoria sim, na prática fica tudo mais difícil sem um Sistema de Cobrança junto com um Emissor de Boletos. Um sistema de cobrança é uma plataforma que automatiza processos como a própria emissão de faturas, envio de lembretes de pagamento, atualização de valores, registro de recebimentos, controle das negociações e, facilitando a gestão financeira da empresa como um todo.
 
Além disso, um bom sistema de cobrança pode ajudar a reduzir a inadimplência e a melhorar o fluxo de caixa, ao permitir o controle mais eficiente das datas de vencimento e dos pagamentos recebidos. 

Um emissor de boletos é o responsável por gerar o código de barras com as informações do pagamento, como valor, data de vencimento e informações do beneficiário, além de outras informações necessárias para a transação. O emissor de boletos pode ser usado tanto por empresas que vendem produtos ou serviços quanto por pessoas físicas que precisam receber pagamentos. Ele é uma alternativa prática para quem não quer usar cartões de crédito ou débito, transferências bancárias ou outras formas de pagamento eletrônico.

O emissor sozinho não "sabe" o quanto cobrar, de quem cobrar, enviar lembretes, etc. Se a Estratégia de Cobrança fosse um bolo de aniversário, o emissor de boletos seria a espátula que espalha o recheio do bolo, faz muita coisa, mas ainda faltam outros elementos para que essa festa aconteça.

Qual a melhor opção: sistema de Cobrança ou Emissor de boletos?

Como sempre falamos por aqui, existem diversas vantagens em utilizar um sistema de cobrança. Uma delas é a automatização do processo, que pode reduzir erros e agilizar a emissão e controle de boletos e faturas. Além disso, um sistema de cobrança pode oferecer recursos de gestão de inadimplência, como notificações automáticas de cobrança, relatórios de pagamentos e débitos em aberto, entre outros. Por fim, um sistema de cobrança pode oferecer mais segurança e confiabilidade nos processos de recebimento, evitando ações fraudulentas e reduzindo os riscos de perda financeira.

As vantagens de usar um emissor de boletos na sua estratégia de negócio e cobrança incluem a facilidade de emissão de boletos bancários, diversificando as formas de receber valores de seus clientes. Com um emissor de boletos, é possível personalizar as informações do boleto, incluindo a identidade visual da empresa e informações adicionais para facilitar o pagamento por parte do cliente. Além disso, o emissor de boletos permite o monitoramento do status dos boletos emitidos, incluindo a confirmação de pagamento. Isso pode ajudar a evitar atrasos no recebimento de pagamentos e melhorar o fluxo de caixa da empresa. 

Não é o caso de dizer qual o melhor e qual o pior, apenas são ferramentas diferentes que se complementam no objetivo maior de facilitar a cobrança de valores dos clientes, estejam eles inadimplentes ou não. 

Por hoje é só. Até a próxima !



Sistema de Cobrança

0 comentários:


Copyright © RDZ Sistemas - Sistema de Cobrança
Bloggertheme9