quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Dicionário de Cobrança com termos disponíveis no CEDRUS

 By Equipe CEDRUS - 15/09/2022


Você fica perdido na sopa de letrinhas que pode ser a operação de cobrança? Conte com a gente para traduzir alguns termos mais comuns deste Universo!


1

Ação Manual

São atividades que o operador de cobrança faz dentro do ambiente do Sistema de Cobrança sem precisar estar ligado a uma automação ou campanha, como por exemplo envio de e-mail, de SMS ou enriquecimento de dados. Apesar de serem ações manuais e pontuais, podem ser feitas em lote, ou seja, um devedor, ou uma porção deles.

2

Acordos

Acordos são negociações efetivadas. Cada acordo é especial para cada devedor, mas um mesmo devedor pode ter mais de um Acordo em seu histórico. O Sistema de Cobrança pode mostrar essa informação no histórico do devedor, ou em uma tela especial de Acordos.

3

Aging, Faixa de

Aging é a idade da dívida do devedor com o credor. Em Sistema de Cobrança, utilizamos as faixas de aging para ter uma visão gerencial dos títulos e pensar em estratégias de cobrança diferenciadas.

4

Arquivos de Banco (CNAB)

São documentos diários que os sistemas de cobrança que geram boletos precisam trocar/disponibilizar  com as instituições bancárias.

5

Boleto

Boleto é um meio de pagamento (e cobrança também). Trata-se de um documento físico ou virtual, normalmente de uma página, onde são discriminadas as informações sobre uma prestação de serviço ou venda, informações sobre quem executa e quem deve pagar por ele. O boleto também é composto por um código de barras e sequência numérica, que ao ser decodificado pelo banco, assegura que os valores pagos por x cheguem à conta e corretamente. Credores emitem boletos via bancos. Somente instituições bancárias podem emitir boletos.

6

Cadastro

Onde ficam organizados os dados cadastrais do devedor seguindo a parametrização do Sistema de Cobrança utilizado.

7

Carteira

Ambiente de trabalho do operador de cobrança. Mais que a lista de contatos e estratégia de negociação, a Carteira de cobrança concentra todas as informações sobre os devedores, títulos, negociações, tentativas de contato. Tudo que for pertinente aos credores e devedores, está na Carteira.

8

Comissão de Operadores

Valor para o profissional mediante negociação com o devedor. Como uma comissão de vendas, mas na verdade uma comissão em cima do valor reavisto.

9

Confissão de Dívida

A Confissão de Dívida, que também pode ser chamada de Termo de Acordo, é a formalização de um acordo, com garantias judiciais e que deve ser assinado pelo credor, devedor e duas testemunhas. Considerada um título executivo extrajudicial pelo Código de Processo Civil é a única forma de cobrar exigindo multas por não cumprimento do acordo, por exemplo. Saiba mais sobre "Confissão de dívida - Proteção e Segurança para o Credor e para o Devedor" neste texto.

10

Contato Ativo (configuração)

Contato ativo são os nomes e forma de contato (número de telefone, ou e-mail, ou endereço) dos clientes inadimplentes em uma Campanha de cobrança. Trata-se de uma fila que pode ser ordenada por valor da dívida, tipo de título vencido ou ao mesmo tempo inadimplente. O Sistema de Cobrança oferece a lista e o contato do cliente a ser abordado pelo operador de cobrança na Tela de Contato Ativo. Assim o operador tem em um só lugar todas as informações pertinentes para negociar com o cliente.

11

Contato Receptivo

É um filtro no Sistema de Cobrança que segmenta os devedores em cinco macro áreas: Devedor, título, régua, negociação e contato. Dentro de cada área é possível escolher os parâmetros para selecionar que devedores queremos "pinçar"em nossa carteira de cobrança. Tanto Contato Ativo, quanto Contato Receptivo são filtros e telas da mesma carteira de clientes em seu Sistema de Cobrança. Acontece que o contato Ativo mostra os devedores segundo a estratégia de cobrança adotada na campanha, enquanto que o Contato Receptivo mostra o devedor que você precisa consultar naquele momento, sem necessariamente incluir as especificidades numa campanha.

12

Contatos

Lista de devedores de uma carteira de Cobrança. Ficam organizados a área de Cadastro.

13

Coringa (configuração)

Coringas são configurações que colocamos nos modelos de texto em nosso Sistema de Cobrança. Se a empresa utiliza ações de contato automatizadas como envio de e-mail, sms, emissão de boletos, recibos - é necessário que as informações dos clientes sejam colocadas nesses documentos. Os modelos de texto são construídos como coringas que ao final do processo serão substituídos pelas informações corretas. Cada sistema pode usar caracteres diferentes para expressar o coringa, mas normalmente são coringas #NOME# , #VALOR#, #NÚMERO DA PARCELA#, #VENCIMENTO#. Todas as informações que podem ser personalizadas em um documento de Cobrança podem ser curingas em um modelo de texto.

14

Crédito

Valor concedido pelo credor ao devedor, pode ser em forma de uma venda a prazo, parcelas, cartão de crédito ou empréstimo em dinheiro.

15

Credores

Em cobrança, o credor é aquele que fornece o crédito. A empresa ou pessoa que empresta o dinheiro, vende a prazo ou parcelado e que eventualmente terá que cobrar o tomador, ou seja, o cliente que pediu por esse crédito.

16

Demonstrativo de Débito

Este é um documento com a relação dos títulos que o devedor tem em aberto com o credor. Pode ser enviado ao devedor quando ele solicitar. Normalmente é composto por informações parametrizadas e cadastradas em seu Sistema de Cobrança.

17

Devedor

Devedor é o cliente (tomador) que recebeu crédito do credor e não honrou com o pagamento.

18

Discador Automático

O discador é uma ferramenta complementar ao software de gestão de cobrança que a sua empresa pode utilizar. Ele "disca"o número de telefone dos clientes enquanto o operador está falando com outro cliente e também faz discagens em massa, ou seja, disca para cinco clientes ao mesmo tempo e segura a ligação daquele que atender primeiro. Muito útil para economizar tempo na operação de cobrança e reduzir a quantidades de erros de digitação. Se o número foi cadastrado corretamente, será discado corretamente. Saiba mais sobre o tema neste texto "Telefonia e Discador Automático: quando me preocupar com isso?"

19

Email

Email é uma correspondência eletrônica. Uma caixa postal virtual que serve para entrar em contato com o seu cliente de modo formal.

20

Enriquecimento de Dados

Serviço dentro do Sistema de Cobrança, ou em sistemas parceiros onde é possível obter mais informações sobre os seus contatos - de forma lícita - do que os que você já tem. Atenção, trata-se de ter mais informações sobre a mesma pessoa, e não mais pessoas para sua lista. Esse serviço geralmente disponibiliza endereços, telefones e e-mails mais atualizados. Saiba a diferença entre "Enriquecimento de dados x Higienização de dados" neste texto.

21

Inadimplência

Significa a falta de cumprimento de uma obrigação. No caso da cobrança, o fato de não pagar de volta os valores cedidos pelo credor.

22

IUGU

Empresa parceira do Sistema de Cobrança CEDRUS, que possui registro no Banco Central e é especializada em operações financeiras e no relacionamento com os bancos.

23

Negativação

Negativar um cliente significa inserir seu nome e CNPJ/CPF nos bancos de dados das instituições de proteção ao crédito (Serasa, Boa Vista, etc). Essa inclusão inviabiliza futuras sessões de crédito para ele no futuro com outros fornecedores. Isso porque assim como você faz sua consulta básica antes de fazer uma venda, outras empresas também fazem. Saiba mais sobre "Cobrança, Protesto e Negativação em cadastros de restrição ao crédito - qual estratégia usar?"

24

Negocia Online

Ferramenta disponibilizada pelo Sistema de Cobrança onde o devedor pode optar pelas formas de pagamento e condições sozinho, apenas seguindo as etapas da ferramenta e escolhendo as opções parametrizadas pela equipe de cobrança. Após o recebimento de um link para a plataforma de negociação online, o devedor traça seu caminho escolhendo as opções de negociação que o operador de cobrança pré-disponibiliza. Saiba mais sobre a "Plataforma de Negociação Online do CEDRUS" neste texto.

25

Operadores

Profissional que efetua as ações de cobrança entre credores/devedores/ bancos com intermédio de um Sistema de Cobrança, ou não.

26

Prestação de Contas

Quando uma empresa contrata um especialista em cobrança para cuidar de sua Carteira, este especialista deve prestar conta das atividades realizadas e dos valores conquistados de mediante seu trabalho.

27

Recibos de Pagamento

Este documento comprova que o cliente devedor pagou ao menos a primeira parcela da negociação. Ele pode ser utilizado a partir da baixa de pagamento de uma negociação. Recibo de pagamento não é o mesmo que Nota Fiscal. Pode existir um recibo para cada parcela, ou para negociação total.

28

Régua de Cobrança

É uma estratégia de automação de ações de cobrança com o objetivo de reaver crédito dado a clientes inadimplentes. Na estratégia da Régua de Cobrança são previstas ações de cobrança em uma linha do tempo. Detalhamos mais sobre a Régua de Cobrança aqui neste texto.

29

Remessa Bancária

É o documento que o Banco precisa receber do Sistema de Cobrança para registrar os boletos gerados. Os boletos devem ser registrados e para isso é necessário gerar o “Arquivo Remessa” e importá-lo para o seu banco todos os dias. Cada Sistema de Cobrança possui um passo-a-passo para gerar a Remessa Bancária, saiba como é o do Cedrus aqui

30

Score

O score é um número. Uma nota ou classificação que entidades de proteção ao crédito atribuem aos consumidores de acordo com o comportamento deles no mercado. Quanto maior o score, menos chance do cliente ficar inadimplente, quanto menor, maior a chance. (Temos texto aqui no blog sobre os mitos e verdades do Score)

31

SMS

SMS é a mensagem de texto via celular. Também é uma forma de contato com o cliente, porém por conta da limitação de espaço para escrever, serve para mensagens curtas, como lembretes e avisos de vencimento. 

32

Status

Classificação atribuída aos títulos. Deve ser cadastrada no Sistema de Cobrança para que os relatórios, campanhas e telas de Contato mostrem as informações atualizadas.

33

Termo de Acordo

Termos de Acordo ou Confissão de Dívida são documentos que a empresa que realiza a cobrança emite para o cliente após uma negociação bem sucedida. O termo de acordo é um compromisso com o pagamento da dívida naquela negociação. Ele pode ser gerado automaticamente pelo sistema de cobrança levando em conta o histórico da dívida e a negociação realizada, por isso, as informações alimentadas pelos operadores são importantíssimas nessa configuração do Termo de Acordo. Confira aqui modelos de Termos de Acordo.

34

Títulos (Importar/Baixar)

Títulos são a classificação das formas como um devedor deixou de pagar seu credor. Podem ser títulos de boleto, notas promissórias, cheque, e dinheiro. Variam conforme o que o credor aceita como forma de pagamento. Especialmente importantes para segmentar devedores em sistemas de cobrança, como o Cedrus.

35

Tomador

Tomador é o cliente (PF ou PJ) que recebeu o crédito do credor e por isso tem um voto de confiança, tem um prazo e um valor - com juros ou sem - para devolver o que lhe foi creditado.


Esperamos que seja útil! Até a próxima! 


Sistema de Cobrança




0 comentários:


Copyright © RDZ Sistemas - Sistema de Cobrança
Bloggertheme9