A inadimplência é um tema complexo, ainda mais quando se trata de escolas porque sempre existe uma preocupação extra em como abordar o tema sem que o aluno deixe os estudos e, ao mesmo tempo, reforçando a necessidade de recuperação dos valores em aberto. A boa notícia é que muitas escolas estão ultrapassando este paradigma e aperfeiçoando cada vez os seus processos de cobrança sem desconsiderar o relacionamento da escola com o aluno e suas famílias.
Quando os gestores entendem que a inadimplência acontece em qualquer negócio e que efetuar a cobrança também faz parte das atividades administrativas e gerenciais, já é possível avançar alguns passos rumo à gestão de cobrança.
A grande questão é como fazer isso da melhor maneira, principalmente em empresas que trabalham com prestação de serviços e ainda mais serviços contínuos como: escolas, faculdades, cursos de idiomas, academias, entre outras. Por isso, é sempre importante que a área de cobrança esteja alinhada com as outras áreas da empresa. Se a organização se preocupa em entregar a melhor serviço e ter um bom relacionamento com os seus alunos, o departamento de cobrança não pode fugir a regra.
A relação que a escola tem com seus alunos também deve contemplar os processos de cobrança, sem perder de vista que esta é uma das vias de contato com os alunos ou responsáveis pelos pagamentos. Afinal, não faz sentido ele ser muito bem tratado quando está com a mensalidade em dia e maltratado quando está com problemas financeiros. Se você ainda não tem muita clareza sobre como abordar o tema, aproveite para ver o post “Qual a melhor abordagem de cobrança?”
Sempre é importante lembrar que o responsável pelo aluno não é inadimplente, mas que ele está inadimplente, ou seja, esse problema pode ser pontual e ele pode voltar a pagar as mensalidades logo que as coisas voltem a entrar nos eixos. Para que processo de cobrança seja mais fácil e leve, organize uma política de cobrança com ações coerentes e recorrentes, e é importante não perder o ritmo para o que o processo não se perca. Caso a sua escola ainda não tenha as políticas ou processos definidos, o post “Como garantir uma boa gestão em cobrança”, pode ajudar a vocês neste momento.
É interessante ter um bom canal para atender, e entender, os alunos que estão com problemas financeiros: foque em uma comunicação clara e em negociações flexíveis, mas sempre considerando as necessidades de caixa da empresa para oferecer um bom plano de pagamento que atenda às duas partes da melhor maneira possível.
Enfim, a cobrança faz parte do processo de qualquer empresa e cada negócio pode e deve estabelecer suas práticas e processos para recuperar os valores não pagos pelos clientes de uma maneira tranquila e sem constrangimentos.
Pense nisso!
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