segunda-feira, 8 de maio de 2023

Configure seu email utilizando o servidor do CEDRUS



 By Equipe CEDRUS - 10/05/2023


Criamos um tutorial simples para te ajudar a cadastrar a sua conta de email utilizando o nosso servidor. Acompanhe:

Primeiro, logue no Sistema acesse Menu Configurações / Cadastros / Configuração de e-mail.

Nesta tela você pode escolher se vai utilizar o servidor do CEDRUS ou seu próprio servidor de e-mail para disparar as mensagens: 



Para conhecer a diferença entre as duas formas de cadastramento clique neste texto que criamos “Configure seu e-mail no CEDRUS”.

Aqui focaremos na primeira opção, onde o seu e-mail é enviado pelo servidor do CEDRUS, com o endereço de e-mail da sua empresa.

Primeira opção: Enviar os e-mails através de sua conta pelo servidor do Cedrus


Desta forma o seus e-mails serão enviados pelo servidor do CEDRUS, com o remetente da sua empresa, exemplo: seunome@gmail/hotmail/uol/etc.com.br. 

Porém, nesta modalidade, você não fica com uma cópia da mensagem em sua caixa de saída, como aconteceria se ele tivesse enviado pelo seu Outlook, por exemplo. Isso acontece porque nós não temos acesso a essa caixa de e-mails, somos apenas um mensageiro.

Para usar o servidor do CEDRUS basta configurar o endereço de e-mail e o nome da empresa, conforme a tela abaixo. 



Esse formato é mais fácil, pois os clientes do CEDRUS não precisam fornecer mais informações técnicas do que isso para enviar suas mensagens.

Sua empresa possui domínio próprio?

Se a sua empresa possui domínio próprio (ex.: cobranca@nomedasuaempresa.com.br). 
É possível melhorar ainda mais a entrega dos seus e-mails pelo nosso servidor. Para isso é necessário efetuar um cadastramento CNAME no seu domínio. 

Este cadastramento autoriza nosso servidor a realizar os envios dos seus e-mails, isso pode minimizar drasticamente que eles sejam identificados como SPAM.

Veja abaixo um exemplo de mensagem que o seu cliente pode receber quando o servidor dele acreditar que o e-mail recebido é um SPAM.






Agora, conheça o passo a passo para cadastrar o CNAME em seu domínio:

1. Cadastramento CNAME: efetue o cadastramento do seu email na tela “Enviar os e-mails através de sua conta pelo servidor do Cedrus”. Neste momento o sistema já vai identificar qual é o domínio da sua empresa, conforme abaixo:


2. Gere os códigos: clique no botão “Cadastrar” para que o sistema gere o CNAME.






Após visualizar os códigos, será necessário cadastrá-los no DNS da empresa que hospeda o seu domínio, exemplo Registro.br, Locaweb, Uolhost e outras.

Importante: Esse cadastramento deve ser feito por algum técnico que entenda do assunto.

O status ficará pendente até que o processo do passo 2 seja efetuado. 


3. Cadastramento efetuado: após efetivar o cadastramento da etapa 2, clique no botão no botão “Validar” para verificar se o cadastramento foi efetuado com sucesso. Este processo pode demorar até 24h para que o CEDRUS identifique a validação. 

Conheça abaixo os status possíveis após a validação:

    • Válido: neste caso o cadastramento foi efetuado com sucesso, o nosso servidor já está carregando a informação que é responsável pelo envio dos seus emails. 
    • Erro: nesse caso é necessário clicar no botão para “Erro” para entender qual o problema e solucioná-lo, após resolução clique no botão “Validar” novamente. 



Este procedimento feito corretamente deve resolver o problema da mensagem ser tratada como SPAM, apenas pelo fato de ter sido gerada no servidor do SENDGRID. Mas lembre-se que existem outras boas práticas que ajudam a evitar SPAM.

Aproveitando que o tema é envio de e-mail, separamos o texto que preparamos com boas práticas para que cada vez menos suas mensagens sejam identificadas como SPAM. “Como evitar que sua mensagem por e-mail vá para o spam do seu cliente”.


Temos outra novidade nesta tela para te contar!

Agora é possível consultar se um determinado endereço de e-mail está bloqueado para envio, ou seja, se um e-mail for rejeitado por algum motivo e considerado como bloqueado pelo Sendgrid o sistema não enviará mais e-mails para este endereço.




Após a consulta é possível clicar no botão “Remover Bloqueio” para efetuar o desbloqueio manual deste endereço, desta forma ele estará disponível para futuros envios. 




Importante: o desbloqueio não garante o recebimento do e-mail, pois ele pode ser bloqueado novamente e entrará na lista de bloqueios novamente no Cedrus. 

Essa verificação de bloqueios só funciona as contas que utilizam o nosso servidor de email.

Pronto, agora você sabe como configurar o seu e-mail e usar o nosso servidor de uma maneira mais eficiente. 


Até mais!



Sistema de Cobrança

0 comentários:


Copyright © RDZ Sistemas - Sistema de Cobrança
Bloggertheme9