quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Configure seu e-mail no CEDRUS

Configure seu email no CEDRUS sistema de cobrança
Atualizado by Equipe CEDRUS - 30/03/2023

Se você já é cliente do nosso sistema de cobrança, você já sabe que é possível cadastrar o seu e-mail e enviar as suas mensagens diretamente pelo CEDRUS, aumentando a sua agilidade e assertividade no processo de cobrança. 

Criamos um tutorial simples para que você efetue a configuração do seu e-mail no CEDRUS de forma fácil e rápida. Acompanhe:

Primeiro, logue no Sistema acesse Menu Configurações / Cadastros / Configuração de e-mail.

Nesta tela você pode escolher se vai utilizar o servidor do CEDRUS ou seu próprio servidor de e-mail para disparar as mensagens: 



Conheça a diferença entre as duas opções:

Enviar os e-mails através de sua conta pelo servidor do Cedrus


Nesta opção o e-mail é enviado pelo servidor do CEDRUS, com o endereço de e-mail da sua empresa.

Porém, nesta modalidade, o cliente não fica com uma cópia da mensagem em sua caixa de saída, como aconteceria se ele tivesse enviado pelo seu Outlook, por exemplo. Isso acontece porque nós não temos acesso a essa caixa de e-mails, somos apenas um mensageiro.

Para usar o servidor do CEDRUS basta configurar o endereço de e-mail e o nome da empresa, conforme a tela abaixo.





Esse formato é mais fácil, pois os clientes do CEDRUS não precisam fornecer mais informações técnicas do que isso para enviar suas mensagens.


Sua empresa possui domínio próprio?

Se a sua empresa possui domínio próprio (ex.: cobranca@nomedasuaempresa.com.br). 

É possível melhorar ainda mais a entrega dos seus e-mails pelo nosso servidor, para isso é necessário efetuar um cadastramento CNAME no seu domínio. 

Este cadastramento autoriza nosso servidor a realizar os envios dos seus e-mails, isso pode minimizar ao máximo que eles sejam identificados como SPAM.

Veja abaixo um exemplo de mensagem que o seu cliente pode receber quando o servidor dele acreditar que o e-mail recebido é um SPAM.



Agora, conheça o passo a passo para cadastrar o CNAME em seu domínio:

1. Cadastramento CNAME: efetue o cadastramento do seu email na tela “Enviar os e-mails através de sua conta pelo servidor do Cedrus” (na tela acima). Neste momento o sistema já vai identificar qual é o domínio da sua empresa, conforme abaixo:



2. Gere os códigos: clique no botão “Cadastrar” para que o sistema gere o CNAME, após visualizar os códigos, será necessário cadastrá-los no DNS da empresa que hospeda o seu domínio, exemplo Registro.br, Locaweb, Uolhost e outras.






O status ficará "Pendente" até que o processo do passo 2 seja efetuado. 

Importante: Esse cadastramento deve ser feito por algum técnico que entenda do assunto.


3. Cadastramento efetuado: após efetivar o cadastramento da etapa 2, clique no botão no botão “Validar” para verificar se o cadastramento foi efetuado com sucesso. Este processo pode demorar até 24h para que o CEDRUS identifique a validação, caso seja necessário clique novamente em validar no dia seguinte.  

Conheça abaixo os status possíveis após a validação:

    • Válido: neste caso o cadastramento foi efetuado com sucesso, o nosso servidor já está carregando a informação que é responsável pelo envio dos seus emails. 
    • Erro: nesse caso é necessário clicar no botão para “Erro” para entender qual o problema e solucioná-lo, após resolução clique no botão “Validar” novamente. 




Este procedimento feito corretamente deve resolver o problema da mensagem ser tratada como SPAM apenas pelo fato de ter sido gerada no servidor do SENDGRID.


Quero utilizar minha própria conta de e-mail e servidor


Esse é opção é utilizada quando o cliente escolhe enviar os e-mails pelo servidor da própria empresa, porém usando a interface do CEDRUS.

Neste caso, é necessário fazer um cadastro um pouco mais completo no CEDRUS, com as informações referente a Servidor SMTP, Porta, e-mail, senha e protocolo de segurança (da mesma forma que é feito no Outlook).





Neste modelo, os e-mails enviados pela nossa ferramenta ficam registrados também na sua caixa de saída. Mas lembre-se que se o seu servidor (UOL, Google, Locaweb, Kinghost, Hostgator, etc) pode limitar a quantidade de e-mails enviados por dia e seus envios ultrapassar este número, é possível que as mensagens excedentes não sejam enviadas e sua conta fique bloqueada.

Veja abaixo a lista das configurações para os principais servidores de e-mail utilizados no mercado:

Gmail - Google

Para configurar sua conta Google dentro do CEDRUS, você precisa habilitar a verificação em duas etapas no login do seu e-mail. Para fazer isso, siga o passo a passo:

1) Acesse sua conta Google: https://myaccount.google.com

2) Selecione o menu Segurança:



3) Em "Como fazer login no Google", selecione Verificação em duas etapas e Primeiros passos. Siga as etapas exibidas na tela para habilitar a verificação em duas etapas.

4) Depois de habilitar as configurações acima, o próximo passo é gerar uma senha para o CEDRUS usar no momento do envio das mensagens. Para fazer isso, acesse sua conta Google e na caixa de busca na parte superior da tela, digite: "Senha de app":



Nessa tela vamos criar uma senha de app. No campo "Selecionar app", escolha a opção "Outro":


Digite "CEDRUS" e clique no botão GERAR:



Com esses passos, a senha do app é gerada:






















Utilize a senha acima(gerada) nas próximas configurações abaixo no Cedrus.

Servidor SMTP: smtp.gmail.com
Porta: 587
Endereço de e-mail: coloque seu endereço de e-mail
Nome da Empresa: digite o nome de sua empresa
Usuário (login): é o próprio endereço de e-mail utilizado acima
Senha: informe a senha de app gerada nos passos acima
Segurança: SSL

Além disso, é necessário alterar algumas configurações de sua conta no Google:


Dentro do painel do Gmail, acesse Configurações / Encaminhamento e POP/IMAP:







UOL 

Servidor SMTP: smtp.suaempresa.com.br (substitua os dizeres "suaempresa" pelo seu domínio)
Porta: 587
Endereço de e-mail: coloque seu endereço de e-mail
Nome da Empresa: digite o nome de sua empresa
Usuário (login): é o próprio endereço de e-mail utilizado acima
Senha: informe a senha do seu e-mail
Segurança: AUTOMÁTICO

Yahoo 

Servidor SMTP: smtp.mail.yahoo.com
Porta: 587
Endereço de e-mail: coloque seu endereço de e-mail do Yahoo
Nome da Empresa: digite o nome de sua empresa
Usuário (login): é o próprio endereço de e-mail utilizado acima
Senha: informe a senha do seu e-mail
Segurança: SSL

Kinghost 

Acesse seu Painel de Controle e na aba KingMail clique em SMTP Internacional. Depois clique no botão "Ativar".
Servidor SMTP: smtpi.suaempresa.com.br  (substitua os dizeres "suaempresa" pelo seu domínio)
Porta: 587
Endereço de e-mail: coloque o e-mail de sua empresa que deseja utilizar
Nome da Empresa: digite o nome de sua empresa
Usuário (login): geralmente é o próprio endereço de e-mail utilizado acima
Senha: informe a senha do seu e-mail
Segurança: AUTOMÁTICO

Hotmail 

Servidor SMTP: smtp.live.com
Porta: 587
Endereço de e-mail: coloque seu e-mail
Nome da Empresa: digite o nome de sua empresa
Usuário (login): é o próprio endereço de e-mail utilizado acima
Senha: informe a senha do seu e-mail
Segurança: SSL

Infolink 

Servidor SMTP: msai.infolink.com.br (smtp específico para hosts internacionais)
Porta: 587
Endereço de e-mail: coloque seu e-mail
Nome da Empresa: digite o nome de sua empresa
Usuário (login): é o próprio endereço de e-mail utilizado acima
Senha: informe a senha do seu e-mail
Segurança: AUTOMÁTICO

Locaweb 

Servidor SMTP: smtp.suaempresa.com.br (substitua os dizeres "suaempresa" pelo seu domínio)
Porta: 587
Endereço de e-mail: coloque seu e-mail
Nome da Empresa: digite o nome de sua empresa
Usuário (login): é o próprio endereço de e-mail utilizado acima
Senha: informe a senha do seu e-mail
Segurança: AUTOMÁTICO


Hostgator

Servidor SMTP: mail.seudominio.com.br (substitua os dizeres "seudominio" pelo seu domínio)
Porta: 587
Endereço de e-mail: coloque seu e-mail
Nome da Empresa: digite o nome de sua empresa
Usuário (login): é o próprio endereço de e-mail utilizado acima
Senha: informe a senha do seu e-mail
Segurança: SSL

Microsoft Exchange do Office 365 

Servidor SMTP: smtp.office365.com
Porta: 587
Endereço de e-mail: coloque seu e-mail
Nome da Empresa: digite o nome de sua empresa
Usuário (login): é o próprio endereço de e-mail utilizado acima
Senha: informe a senha do seu e-mail
Segurança: SSL


Pronto agora você sabe como configurar o seu e-mail em nosso sistema de cobrança. Aproveitando que o tema é envio de e-mail veja o texto que preparamos sobre “Como evitar que sua mensagem por e-mail vá para o spam do seu cliente”.

Até mais,



Sistema de Cobrança


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