By Equipe CEDRUS - 01/06/2023
O serviço de cobrança extrajudicial é uma atividade realizada por empresas especializadas em recuperar dívidas de seus clientes sem a necessidade de recorrer à justiça. A ideia por trás deste tipo de serviço é agilizar o processo de cobrança e torná-lo menos burocrático. Praticamente todos os passos de uma Régua de Cobrança que não envolvam a ação de um advogado, ou do departamento jurídico de uma empresa, é uma forma de cobrar extrajudicialmente um cliente inadimplente.
A cobrança extrajudicial é feita por meio de contatos diretos com o devedor, por telefone, e-mail ou correspondência, e pode incluir negociações de parcelamento ou descontos para pagamento à vista. Geralmente, as empresas de cobrança têm equipes de profissionais treinados para lidar com situações de inadimplência, buscando soluções que satisfaçam tanto o credor quanto o devedor.
Vale lembrar que o serviço de cobrança extrajudicial segue as leis e normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor, que regula a cobrança de dívidas no Brasil. Assim, as empresas de cobrança devem agir de forma ética e respeitosa, sem constranger ou ameaçar o devedor.
O serviço de cobrança extrajudicial é uma opção eficiente para empresas que desejam recuperar seus créditos de maneira rápida e sem a necessidade de processos judiciais. Além disso, é uma alternativa que pode trazer benefícios para ambas as partes, ao buscar soluções negociadas e justas para a quitação da dívida.
Na cobrança extrajudicial, a ideia é buscar a solução para a inadimplência de forma amigável e sem a necessidade de recorrer à Justiça. Isso significa que as empresas de cobrança extrajudicial não possuem poder para ajuizar ações judiciais ou tomar medidas coercitivas para cobrar dívidas, como processar alguém pelo não pagamento. Aliás, quando chegamos na fase de negativar um cliente, já estamos judicializando a cobrança.
Dessa forma, o serviço de cobrança extrajudicial é limitado a ações de negociação e acordo, buscando sempre a resolução amigável do conflito. As empresas de cobrança na modalidade extrajudicial trabalham com a comunicação direta com o devedor buscando entender as razões da inadimplência e oferecer soluções viáveis para que a dívida seja quitada.
A seguir deixamos uma modelo de mensagem direta, educada e de cobrança extrajudicial para você se inspirar:
Caro Sr./Sra. [Nome do devedor],
Gostaríamos de lembrá-lo que o pagamento da sua fatura venceu em [data de vencimento] e, até o momento, não recebemos o seu pagamento.
Entendemos que imprevistos podem acontecer, mas é importante lembrar que o não pagamento da fatura pode acarretar em juros, multas e até mesmo a inclusão do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Por isso, pedimos que regularize a sua situação o mais rápido possível. Caso haja dificuldades financeiras, estamos à disposição para negociar um acordo de pagamento que seja viável para ambas as partes.
Pedimos que entre em contato conosco pelo telefone [número de telefone] ou pelo e-mail [endereço de e-mail], para que possamos encontrar uma solução juntos.
Atenciosamente,
[Empresa de cobrança extrajudicial]
Aqui mesmo em nosso blog temos alguns modelos de mensagens (carta, email) e scripts de ligações telefônicas para abordar os clientes de forma respeitosa e eficiente.
Não se esqueça: a cobrança extrajudicial é uma alternativa para a resolução amigável da inadimplência, sem a necessidade de recorrer à justiça ou envolver advogados. Por meio de negociações e acordos, as empresas de cobrança extrajudicial buscam recuperar os créditos de seus clientes de forma rápida e eficiente.
Até a próxima!
0 comentários: