quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Grupo CAP: Reduzimos a inadimplência em 60%

imagem vetorial com o texto redução de 60 por cento na inadimplência, acompanhada de um desenho de mão apontando para um gráfico decrescente
By Equipe CEDRUS -  22/12/ 2022


Conversamos com Oziel Nogueira, líder de Cobrança no Grupo CAP. O GRUPO CAP surgiu há 50 anos com o compromisso de levar desenvolvimento urbano de qualidade às cidades do Sul de Minas, um sonho idealizado por seu fundador, o empresário Carlos Alberto Pereira.


Com o compromisso de realizar o sonho da família brasileira - a casa própria - o Grupo CAP cresceu e se tornou uma referência no setor imobiliário nacional, figurando entre as dez maiores loteadoras do país, presente em onze estados do Brasil. 


O Grupo CAP realiza loteamento e a construção de imóveis, testemunhando o nascimento de bairros pelo País. Esses imóveis posteriormente são adquiridos por famílias. Como em toda relação comercial de longo prazo, ou seja, que envolve o pagamento de um bem em muitas parcelas, a cobrança se faz necessária. 


Antes da parceria Cedrus e Grupo CAP começar, todo o processo de cobrança era manual. Os controles eram feitos naturalmente, mas utilizando planilhas. Neste momento não existiam parâmetros e indicadores para mensurar quanto tempo cada operador investia no processo de cobrança dos clientes. 


Pelo porte do Grupo CAP, aquela realidade de Cobrança era muito arcaica. Por isso, era chegado o momento de buscar alternativas para modernizar o processo e aumentar os resultados. Entretanto, nenhum sistema de gestão em cobrança disponível no Mercado atendia as necessidades do Grupo CAP. Primeiro em relação a custo, todos os sistemas encontrados tinham um custo elevado. Como a atividade principal do Grupo não é cobrança, não fazia sentido contratar naqueles moldes. 


Esta é uma maturidade importante que as empresas precisam alcançar. Mesmo que o "core business" não seja cobrar, essa é uma atividade administrativa e prevista naquele modelo de negócio. Quanto se ganha em tempo e valores recuperados contratando um sistema de Cobrança eficiente? 


Foi nesse estágio que Grupo CAP e Cedrus se encontraram. Nas palavras de Oziel Nogueira "um custo benefício excelente". Antes da implantação do Cedrus, a inadimplência dos clientes rondava os 6%. Trata-se de uma carteira muito alta, na época esta inadimplência representava quase R$ 25 milhões. 


(continua após o vídeo)


Hora de colocar ordem na casa para vender mais casas! A partir do acompanhamento de indicadores, foram criados novos planos de ação e também uma régua de régua de cobrança personalizada. Esse movimento conseguiu reduzir a inadimplência em 60%! Hoje a inadimplência média do Grupo CAP é de 16 milhões. Tudo graças a uma implementação simples, a uma rotina de acompanhamento de indicadores e conexão de uma equipe. 


Como já disse Vicente Falconi: "Quem não mede não gerência". Por meio do controle que o Cedrus proporciona - com  relatórios fáceis, exportação de planilhas, gráficos e dinâmica eficiente - que o Grupo CAP consegue trabalhar a Cobrança de acordo com suas necessidades. 


Seis anos depois da parceria Cedrus e Grupo CAP começar, os bons resultados em Cobrança ainda são sentidos e notados pela equipe e diretoria da empresa, antes reticente de contratar um Sistema de Cobrança. O Cedrus proporciona um controle de todos os recebíveis da empresa. Além da gestão, destaca-se a facilidade de configurar os boletos para pagamento, a facilidade da plataforma com botões e telas intuitivas. 


Segundo Oziel, um dos maiores ganhos da empresa com o Cedros foi a rastreabilidade. Atualmente a carteira de clientes possui cerca de  4 mil clientes inadimplentes. Tanto os clientes como os operadores de Cobrança estão espalhados pelo país. Antes do Cedrus, esse cliente ligava o operador X e depois de um tempo ligava para a operadora Y. Porém o operador não sabia nada que a outra operadora tinha combinado com o cliente. Esse histórico de contato estava perdido. Hoje isso não acontece mais, pois independente da localização que você esteja, com acesso à internet as pessoas conseguem ver em tempo real a negociação realizada, a geração de boleto na hora da ligação, entre outras vantagens. 


A realidade do Grupo CAP antes do Cedrus era "depósito identificado". Ou seja, os clientes iam ao banco, depositavam o valor e enviavam o comprovante, ou não. A empresa chegou a ter mais de um milhão em valores parado em conta porque o cliente não mandava o comprovante. Depois de feita a implementação do Cedrus isso não existe mais. O cliente paga o boleto, que é registrado, a empresa sabe qual é o cliente, qual a parcela que foi negociada, tem toda essa rastreabilidade e a segurança de passar essas informações para o cliente. 


Quem trabalha com Cobrança sabe que tempo literalmente é dinheiro. Quanto menos tempo a gente gasta com atividades que agregam pouco, melhor resultado na recuperação de inadimplência. 


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