quarta-feira, 14 de julho de 2021

Repasse da forma de pagamento para devedor

Repasse da forma de pagamento para devedor

By Equipe CEDRUS - 14/07/2021


Temos mais uma novidade para você, usuário(a) Cedrus!

A partir de agora nosso sistema automatiza o repasse, para o devedor, do custo da forma de pagamento escolhida por ele. Conheça o passo a passo para efetuar o cadastramento e efetuar a negociação com o repasse da despesa.

Para cadastrar o repasse acesse o Menu Configurações > Cadastros > Forma de Pagamento > escolha a forma de pagamento que deve conter o repasse e clique em "Editar''. 



Nesta tela você tem duas opções:

  1. Despesa: neste caso esse valor é reembolsado pelo Credor na prestação de contas.
  2. Taxa de Cobrança: cobrada do devedor em cada parcela do acordo. (por exemplo, taxa pela geração do boleto, ou por escolher outra forma de pagamento)

Para repassar a Taxa de Cobrança para o devedor inclua o valor ou percentual na segunda opção (Taxa de Cobrança) e clique em “Salvar”.  Desta forma o sistema já disponibilizará o valor de repasse em cada parcela no momento do acordo.

Veja agora como aparecerá o repasse da taxa na tela de acordos:




Aqui na tela de Acordos, incluímos um novo campo chamado “Taxa de Cobrança”. Lembre-se que a taxa de cobrança está atrelada à forma de pagamento, então ela aparecerá se a forma escolhida estiver o cadastramento efetuado de repasse na tela de “Cadastro de Forma de Pagamento”, como vimos na primeira imagem.

Caso a taxa de cobrança não deva ser repassada em um determinado acordo, basta excluir o valor no campo “Taxa de Cobrança” e depois clique no botão “Calcular”. Desta forma a taxa não será lançada nas parcelas. 




Viu como ficou simples?

Prestação de Contas


O repasse da taxa para o devedor tem impacto no relatório de Prestação de Contas, se a sua empresa faz cobrança para terceiros e, se, hoje você usa o relatório de Prestação de Contas do CEDRUS essa informação é importante para sua empresa.

Se a taxa não deve ser repassada ao credor, ou seja, o valor da taxa deve ficar por conta da sua empresa, é importante configurá-la como parte da sua comissão. 

Para efetuar esta configuração acesse a tela de cadastro de comissões no Menu Configurações > Cadastro > Credor > escolha o credor e clique em editar > depois escolha a aba Configurações > escolha a faixa de comissão e clique em editar




Inclua no campo “% Taxa” o percentual da taxa que deve ficar para sua empresa. Por exemplo, se 100% do valor da taxa repassada deve ficar para a sua empresa,  preencha no campo 100%. 

O Relatório de Prestação de Contas também conta com dois novos campos:

  1. VL_TAXA:  este campo demonstrará se a parcela paga teve a cobrança de uma taxa.
  2. VL_COMISSAO_TAXA: neste campo é possível visualizar qual a sua comissão sobre a taxa cobrada. 

Agora você já sabe como efetuar o repasse da forma de pagamento para o devedor.


Importante: o repasse da taxa da forma de pagamento é um assunto bastante polêmico, pode ser considerado abusivo ao contrariar o estabelecido no Código de Defesa do Consumidor em determinadas situações, por isso certifique-se que o seu processo de cobrança permite este tipo de repasse, desta forma você evitará qualquer questionamento jurídico sobre o tema. 

Separamos aqui alguns links que falam sobre a cobrança da taxa do boleto:

- LEI Nº 14.463, de 25 de maio  de 2011
- CDC - Artigo 51 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
- Procon Paraná sobre o Repasse do Custo do Boleto


Até mais!



Sistema de Cobrança

0 comentários:


Copyright © RDZ Sistemas - Sistema de Cobrança
Bloggertheme9