Muito se fala da inadimplência e das diversas estratégias de recuperação de valores não pagos pelos clientes, mas muitas empresas já entenderam que a partir de uma determinado estágio a redução da inadimplência se inicia na hora da venda.
Por que na hora da venda?
Pois neste momento é possível utilizar ferramentas de gestão de crédito como aliadas para controlar e reduzir riscos. Estas ferramentas consistem em demonstrar se a venda deve ser feita ou não ao cliente e quais as condições da venda que trariam menos riscos para empresa.
As condições de venda geralmente se baseiam em modelos de valor e/ou prazo, ou seja, limitam o valor da compra e/ou quantidade de parcelas para clientes que se encaixem em determinados perfis ou faixas de risco, avaliando a capacidade de pagamento do comprador e também possíveis fraudes.
Existem softwares de análise de crédito sofisticados e que atendem às necessidades específicas de cada negócio, levando em consideração o comprador, o histórico da empresa e estatísticas do mercado.
Veja algumas ações básicas de avaliação de crédito que a sua empresa pode adotar:
Dados cadastrais
Confirme os dados cadastrais fornecidos pelo cliente, assim seu sistema terá um cadastro validado e este processo também ajudará na verificação de possíveis fraudes.
Sistemas de proteção ao crédito
Consulte se o cliente possui dívidas não pagas com outras empresas. Se o resultado for positivo a venda pode ser interrompida, mas, se o valor não for representativo ou se a empresa optar pela venda, se pode propor condições que gerem menos riscos, como por exemplo: limitar o valor da venda, solicitar uma entrada maior ou o pagamento à vista.
Avaliação de capacidade de pagamento
Avalie se o valor da venda compromete um percentual muito alto da renda mensal do cliente, pois isso a longo prazo pode ser tornar um problema.
Meios de pagamento
Disponibilize e facilite os pagamentos nas modalidades de cartão de crédito e débito em conta, pois estes meios de pagamento possuem um índice de inadimplência muito menor que boleto bancário, depósito em conta ou cheque.
Perfil de inadimplência
Conheça e estude o perfil de inadimplência da sua empresa e entenda quais processos podem ser melhorados na hora da concessão de crédito.
Regra de avaliação
Defina uma regra de avaliação com passo a passo para ajudar a sua equipe e também as ações ou condições que serão oferecidas ao cliente em caso de risco.
É importante ressaltar que a empresa não pode constranger o comprador, independentemente do resultado da sua avaliação de crédito, sendo assim a equipe deve estar bem alinhada e com um discurso claro e gentil.
A análise de crédito para uma pequena ou média empresa é muito importante, pois auxilia na efetivação de vendas mais seguras e rentáveis e impacta diretamente na redução e no controle da inadimplência.
Desta forma, a gestão eficiente de crédito tem o objetivo de diminuir a inadimplência, trabalhando para a saúde financeira da empresa de uma maneira inteligente e eficaz.
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