Atualizado by Equipe CEDRUS - 06/09/2023
O CEDRUS possui uma plataforma online de negociação de débitos onde o devedor pode optar pelas formas de pagamento e condições sozinho, apenas seguindo as etapas da ferramenta e escolhendo as opções parametrizadas pela equipe de cobrança.
Neste texto vamos explicar o passo a passo para efetuar a parametrização das campanhas de negociação no Negocia Online - Plataforma de Negociação Online do CEDRUS.
Para acessar a tela de configurações da campanha acesse o Menu Configurações / Cadastros / Configuração Negocia Online.
Nesta tela é possível incluir, pesquisar ou excluir campanhas. Essas possuem as regras de negociação, como quantidade de parcelas, descontos, atualização de saldo e credor disponível para a negociação online.
Você pode criar mais de uma campanha com credores diferentes, caso as regras de negociação sejam outras.
Para criar uma campanha clique no botão “Novo”.
Inicie o cadastro da campanha com as informações abaixo:
- Código: inclua um código para a campanha;
- Descrição: escreva uma breve descrição;
- Usuário para contato: caso o Termo de Acordo tenha o coringa #NOME_USUARIO#, esta informação será substuida pelo pelo usuário selecionado neste campo;
- Template de e-mail: selecione o template de e-mail que deve ser enviado para o devedor com o Termo de Acordo e os boleto(s) após a finalização da negociação;
- Termo de Acordo: Associe um Termo de Acordo para esta campanha ou deixe em branco para que seja utilizado o Termo de Acordo cadastrado na configuração de Credor;
- Usuário de Aviso: selecione um usuário que deve ser notificado pelo sistema quando um negociação for efetuada com sucesso ou erro;
- E-mail de Aviso: inclua uma e-mail que deve ser notificado quando uma negociação for efetuada com sucesso ou erro;
- Exibir os Dados Adicionais na Seleção do Cliente: marque este item se os dados adicionais que foram cadastrados nos clientes devem aparecer na tela com os dados do cliente;
- Negociar todos os títulos abertos: marque este item se é obrigatório negociar todos os títulos que aparecem na tela de consulta, caso não fique marcado o devedor poderá escolher quais títulos quer negociar no momento.
Atualização da Dívida
- Atualizar o Saldo de acordo com o tempo de inadimplência cadastrado no Credor: marque esta opção se atualização do saldo do devedor, estiver configurada por tempo de atraso no credor.
- Definir aqui os dados para atualização da dívida: marque esta opção para colocar configurar os % para atualização do saldo.
Se a segunda opção e mais comum for a escolhida, preencha as informações abaixo:
- Correção Monetária: marque a correção se você utilizar;
- Multa: inclua o % de multa;
- Juros: inclua o % de juros;
- Honorários: podem ser incluídos em % ou em R$.
Depois disso escolha a Portador, Forma de Pagamento e valor mínimo por parcela:
- Portador: escolha o portador que deve emitir os boletos, disponibilizar o pagamento via PIX ou Cartão de Crédito.
- Forma de pagamento: escolha a forma de pagamento disponibilizada para a campanha. Caso queira habilitar apenas boleto, selecione este item, mas se quiser Cartão e boleto, selecione a opção de cartão, pois ela deixa cadastrar a campanha com as duas formas de pagamento.
- Valor Mínimo Parcela: inclua o valor mínimo por parcela se existir.
Importante:
1. PIX e Cartão: apenas o portador IUGU disponibiliza as formas de pagamento PIX e Cartão de Crédito, caso você já utilize nossa Plataforma de Pagamentos com a IUGU, é necessário que a sua conta seja habilitada para essas formas de pagamento. Se ainda não utiliza a nossa plataforma, clique aqui para saber mais.
2. Portador diferente por credor: caso um ou mais credores utilizem um portador próprio (uma conta corrente específica para emissão boleto) deve ser criada uma campanha específica para ele, para que seja possível cadastrar o portador específico para aquele credor.
3. Registro do boleto: lembre-se que o devedor só conseguirá efetuar o pagamento do boleto depois do registro do mesmo, ou seja, quando for utilizado o boleto do seu próprio Banco, será necessário efetivar o registro o quanto antes dos boletos emitidos. Uma solução para isso, é habilitar a troca de arquivos bancários de forma automática, clique aqui para saber mais.
A partir de agora você poderá cadastrar as condições de parcelamento, juros no parcelamento e descontos:
Para efetuar o cadastramento das parcelas, clique no botão “Config. Parcelas”.
Inclua a quantidade máxima de parcelas que esta campanha pode disponibilizar em uma negociação.
Após a inclusão desta informação, clique no botão “Salvar”, para que apareçam as parcelas e seja possível incluir o % de juros e/ou desconto sobre cada parcela da negociação, se existir. Para isso basta clicar no botão “Editar”.
- juros: % de juros para parcelamento
- desconto: % de desconto
- texto da parcela: o texto que vai aparecer na tela com cada possibilidade pagamento
Veja abaixo um exemplo que negociação pode ser efetuada em até 4 parcelas:
- à vista com desconto
- em duas vezes sem juros
- três ou quatro parcelas com juros no parcelamento de 1%
Veja que o texto da parcela é importante para que o devedor entenda melhor quais opções ele tem.
No final inclua quantidade máxima de dias para o vencimento da primeira parcela no campo “Máx. Dias Vencimento”
Na etapa abaixo é possível cadastrar uma mensagem para o campo “Dúvidas” do Negocia Online para acesso do devedor.
O próximo passo será associar o Credor a esta campanha, ou seja, todos os credores marcados nesta campanha terão estas condições para os seus devedores na negociação online.
Agora você já sabe como criar as campanhas de negociações para a Plataforma Online. Caso você ainda não tenha acesso a ferramenta, acesse o Menu Plano / clique em Valores Contratados / em Mensalidade escolha o serviço Negocia Online e clique no botão “Liberar”.
Até a próxima!
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