quarta-feira, 16 de maio de 2018

Como configurar o seu boleto no CEDRUS


Como configurar o seu boleto no sistema de cobrança CEDRUS


Atualizado by Equipe CEDRUS - 08/02/2024

Como você já sabe o CEDRUS também pode emitir os seus boletos de cobrança utilizando a conta que você escolher para isso. Essa funcionalidade traz agilidade para o seu processo de cobrança pois, ao finalizar um acordo, o operador já pode enviar os boletos da negociação por e-mail diretamente do sistema.

Para efetuar o cadastramento do seu banco acesse o Menu Configurações / Cadastros / Boletos - Portador.

















Clique no botão “+ Novo” para abrir a tela de cadastro de portador:





Preencha as informações, conforme abaixo:

    • Portador: nome que você gostaria de atribuir para este banco
    • Banco: escolha o banco que será cadastrado
    • Agência: inclua o número da agência e o dígito na respectiva caixa
    • Conta: inclua o número da conta corrente
    • Conta dig: inclua o dígito da conta
    • Conta repasse: esta opção deve estar marcada se a conta cadastrada for receber os valores e repassar depois para um ou mais credores.


Configuração de remessa para registro no banco

Esta configuração disponibiliza três possibilidade para geração dos títulos para registro no banco. Conheça cada uma delas:

    • Mínimo de dias antes do vencimento para registro do título: inclua o número de dias se for usar esta opção
    • Envia registro das parcelas apenas se a primeira parcela paga
    • Envia registro das parcelas apenas se a parcela anterior estiver paga 

É possível utilizar mais de uma das opções acima.

Caso você prefira gerar o arquivo remessa com todos os boletos emitidos não é necessário marcar nenhuma destas opções.

Escolha os credores que utilizarão esta conta para emissão de boletos e clique no botão “Salvar”.

Depois selecione o portador que foi criado e clique no botão “Conf. Boleto”.









Nesta tela é necessário configurar do dados do boleto, conforme as especificações do seu banco.











Clique no link do seu banco para conhecer o detalhe de cada campo que deve ser preenchido:


Envio de arquivo remessa


Após cadastrar o seu banco e o seu boleto,  será necessário gerar um arquivo remessa para que o seu banco efetue a homologação do mesmo. Esse processo é bastante simples e faremos o passo-a-passo com você neste texto:

1. Gere uma negociação: efetue uma negociação com meio de pagamento boleto e após finalizá-la no sistema acesse o Menu Arquivos / Arquivos de Banco / Gerar Remessa Bancária. Caso, você ainda não saiba efetuar uma negociação assista o vídeo “Negociação”.








Selecione o portador e clique no botão “Pesquisar”. Neste momento os boletos gerados aparecerão na tela, conforme abaixo: 













Depois clique no botão “Gerar arquivo”.













2. homologação: envie o arquivo gerado para homologação no seu banco. Se o banco apontar alguma inconsistência regularize as informações e refaça o processo para enviar para o banco um novo arquivo. Caso seja necessário abra um chamado para que o nosso suporte possa te ajudar.

Importante:

    • Registro de boletos: os boletos devem ser registrados e para isso é necessário gerar o “Arquivo Remessa” e importá-lo para o seu banco todos os dias. Já vimos como gerar o arquivo remessa neste mesmo texto. É importante criar uma rotina com esta atividade para que os boletos sejam devidamente registrados.

    • Baixa de pagamento: para que o sistema efetue a baixa dos boletos que foram pagos é necessário que o “Arquivo Retorno” que o seu banco disponibiliza seja importado para o CEDRUS.

Essas duas ações não são automáticas, ou seja, alguém da equipe deve ficar responsável por enviar o arquivo remessa para o banco e também importar o arquivo retorno para o sistema. Caso, vocês queiram automatizar esta atividade, veja mais informações no texto “Novidades no CEDRUS”.

Veja abaixo como importar o arquivo retorno no sistema:

Importação de arquivo retorno


Extraia do seu banco o arquivo retorno e depois acesse o Menu Arquivos / Importar Retorno Bancário





Clique em “Escolher arquivo” para buscar o arquivo retorno que você gravou no seu computador e depois clique no botão “Enviar”.

Neste momento o sistema demonstrará o retorno de cada boleto.














Atenção: é bastante importante analisar esta tela para verificar se existem erros e dar a tratativa para os mesmos. Estas informações do processamento do arquivo retorno também são enviadas para o e-mail que está cadastrado como financeiro na tela “Meu Plano”.

Importante: 

  1.  Banco Inter(1) o Banco Inter disponibiliza o nosso número do boleto apenas após a inclusão do arquivo retorno, ou seja, só é possível pagar um boleto do Inter após enviar o Arquivo Remessa para Banco (aguardar o processamento do registro) e depois disso importar o Arquivo Retorno com o nosso número deste boleto registrado. 
  2. Este boleto em outro sistema: se você for usar uma conta bancária que já é utilizada para emissão de boletos em outro sistema é interessante falar com um dos nossos especialistas. 

Agora você sabe como homologar seu boleto bancário e também tratar os arquivos de remessa e retorno.

Até a próxima!


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