quarta-feira, 4 de abril de 2018

Relatório de efetividade de cobrança no CEDRUS

Relatório de efetividade de cobrança no sistema de cobrança CEDRUS

Uma maneira de trazer mais eficiência e eficácia ao trabalho de cobrança das empresas é utilizar uma ferramenta chamada “Régua de Cobrança”. Ela foi desenvolvida para possibilitar a parametrização e disparo de ações automáticas como o envio de SMS, e-mail e/ou carta de cobrança, em períodos determinados com conteúdo personalizado conforme a estratégia e políticas de cada empresa. Mas não basta usar esta ferramenta, é preciso acompanhar a efetividade das suas ações de cobrança a partir da evolução da régua de cobrança. Como fazer isso? É o que vamos ensinar hoje com o Relatório de Efetividade de Cobrança do CEDRUS.  

Para acessá-lo clique no Menu Relatórios / Gerenciamento / Efetividade de Cobrança


Esta tela disponibiliza os filtros de “Credor”, “Régua”, “Data de Entrada” (data de entrada na régua) e “Data de Vencimento” (data de vencimento do título).

Caso você não precise utilizar nenhum filtro específico, inclua apenas o período que deve ser consultado e marque a opção “Excel” para visualizar o analítico das movimentações que da régua de cobrança e depois clique no botão “Gerar Relatório”.

Tanto a versão tabela dinâmica ou a versão excel disponibilizam as mesmas informações, mas na versão dinâmica é possível criar ou consultar layouts personalizados com estas informações. Se você ainda não conhece muito bem a versão tabela dinâmica, acesse o post “Relatórios dinâmicos no CEDRUS”.

Veja abaixo as informações que estão disponíveis neste relatório:

    • Credor: nome do credor
    • Devedor: código do devedor
    • Categoria: categoria que o devedor foi associado
    • Gerente: gerente que o devedor foi associado
    • Título: número do título
    • Parcela: número da parcela
    • Dt. Vencimento: data de vencimento
    • Série: nome da régua de cobrança 
    • Posição: posição que título passou
    • Dt. Entrada: data de entrada na régua de cobrança
    • Dt. Posição: data de entrada na posição
    • Quantidade: quantidade de títulos
    • Valor: valor total dos títulos em aberto do devedor

Conheça um dos layouts prontos que o CEDRUS já disponibiliza para este relatório.

Layout - CEDRUS: Mês de entrada x Posição por quantidade de devedores



Neste layout é possível acompanhar a evolução dos devedores na régua de cobrança, ou seja, a quantidade de devedores que entraram na primeira posição e quantos deles foram passando para outras posições e identificar quais são os períodos mais e/ou menos efetivos de cobrança a partir do momento que ele entra na régua.

Lembre-se o sistema já disponibiliza alguns layouts de relatórios prontos, mas você pode usar as informações disponíveis neste relatório para criar os seus próprios layouts conforme a sua necessidade.

Importante: esta análise de evolução da régua de cobrança pode ficar “poluída” se a sua régua estiver com posição de reposicionamento parametrizada, ou seja, se a última posição cadastrada indicar que o devedor deve voltar para uma outra posição anterior (efeito looping). O relatório demonstrará que o devedor passou mais de uma vez por algumas posições.

Agora você já conhece mais um dos relatórios do CEDRUS e pode acompanhar ainda melhor os seus processos de cobrança! 

Até a próxima! 


Sistema de Cobrança


0 comentários:


Copyright © RDZ Sistemas - Sistema de Cobrança
Bloggertheme9