Você sabia que o CEDRUS disponibiliza todos os seus relatórios também em formato de Tabela Dinâmica?
Algumas pessoas já utilizam ou já estão mais familiarizadas com este tipo de tabela no Excel. Outras ainda não conhecem as facilidades que ela pode trazer, principalmente para análises de muitos dados. As Tabelas Dinâmicas ajudam a analisar, resumir e apresentar informações de uma maneira muito rápida e flexível.
Veja abaixo como pode ser mais rápido e fácil analisar o dia a dia da sua operação:
Para demonstrar como usar um relatório em formato de “Tabela Dinâmica” vamos trabalhar com o relatório “Histórico de Contatos”, para isso clique no Menu Relatórios / Operação / Histórico de Contatos.
Inclua os filtros que você achar necessário e inclua o período de contatos que deve ser apresentado no relatório, marque a opção “Tabela Dinâmica” e clique no botão “Gerar Relatório”.
Nesta tela temos as ferramentas necessárias para montar um relatório com formato dinâmico.
Veja que, na lateral direita, está disponível a lista de dados que podem ser inseridos no relatório, como: campanha, cpf, credor, data início, data fim, grupo de operador e etc.
Na parte central utilizaremos os dados disponíveis na lateral direita para montar o relatório.
Para montar a planilha precisamos arrastar as informações desejadas para centro da tela, levando em consideração o que gostaríamos de mostrar neste relatório.
Veja para onde você deve arrastar e soltar as informações:
- Para incluir dados nas linhas: arraste e solte o dado escolhido sobre “Arraste e Solte os Campos das Linhas Aqui”
- Para incluir dados nas colunas: arraste e solte o dado escolhido sobre “Arraste e Solte as Colunas dos Campos Aqui”.
- Para incluir itens de dados: são os dados que devem ser contatos ou somados, arraste e solte o dado escolhido sobre “Arraste e Solte os Itens de Dados Aqui”
Para criar um resumo das ligações efetuadas por operador para cada credor, basta:
- Arrastar e soltar o dado “Cod. Credor” na “Linha”
- Arrastar e soltar o dado “Operador” na “Coluna”
- Depois arrastar e soltar o “Qtde” em “Itens de Dados”
Veja como fica um relatório com estas informações:
20 = ligações no total
14 = efetuadas pela operadora Paula
06 = efetuadas pela operadora Elisangela
E a coluna “Total Geral” demonstra o total de ligações por “Credor”.
Caso seja necessário, é possível retirar, incluir e alterar dados da tabela, basta segurar o dado e arrastá-lo/devolvê-lo para lateral direita ou pegar um novo e incluir na linha ou na coluna dependendo do que você gostaria de visualizar.
Veja um outro exemplo, onde vamos apenas alterar o lugar dos dados do operador e do credor.
Veja que os dados do “Operador” agora estão na “Linha” e os dados “Cod. Credor” estão na “Coluna”.
Após montar e definir o relatório que você gostaria de ver é possível salvar o modelo para consultá-lo sempre que necessário. Clique em “Salvar Layout” no canto superior esquerdo e inclua um nome para o relatório.
Depois de salvar um modelo de relatório ele sempre estará disponível para consulta, você deve clicar em “Layout” e selecioná-lo. Desta maneira você pode criar diversos relatórios conforme sua necessidade de análise com os dados que você precisar.
Todas informações podem ser exportadas do sistema no formato que você precisar. Basta clicar em “Exportar Dados”, escolher o modelo de exportação e depois clicar no botão “Exportar”
Ah! E ainda temos mais uma boa notícia. É possível gerar gráficos dos relatórios criados! Basta baixar a barra de rolagem na lateral direita e escolher o tipo de gráfico e clicar em atualizar.
Agora que você já sabe como, aproveite para testar, arrastar, atualizar, alterar, incluir, salvar e exportar os dados que você precisa de maneira mais eficiente.
Até a próxima!
0 comentários: