By Equipe CEDRUS - 30/12/2021
O ano está acabando e muitas empresas e equipes estão preparando seu planejamento para o próximo ano! Você sabia que a Cobrança também precisa de um planejamento? Sim, a área não é somente um setor reativo que liga, cobra e às vezes recebe.
Para atingir suas metas e efetivamente reaver valores para a empresa, as equipes de Cobrança precisam trabalhar com organização e estratégia. Por isso, selecionamos algumas ferramentas de planejamento e organização que funcionam online e de forma colaborativa.
Antes de partir para o planejamento de realização das metas da sua equipe, recomendamos ler esse texto o "Como definir metas de acordo com seus indicadores em cobrança?" sobre como definir metas factíveis para sua empresa!
1. Google Jamboard
Esta é uma ferramenta disponível no GSuite (pacote de softwares online do Google) para contas pagas e gratuitas. De modo resumido, Jamboard é uma lousa branca digital. O time pode trabalhar todo remoto pois o compartilhamento da "lousa" se dá como convidar para um reunião online, ou seja, enviando o link. As pessoas adicionadas ao Jamboard podem ver suas atualizações em tempo real, e fazer alterações também. Especialmente útil para dinâmicas de grupo como Brainstorms, Análise SWOT, Briefings e outras. No vídeo abaixo é possível ver o Jamboard em funcionamento com diferentes equipamentos, e até mesmo uma lousa digital própria. O diferencial do Jamboard é poder fazer anotações que simulam a escrita analógica, porém numa lousa digital.
2. Miro
Miro é uma lousa digital também, como o Jamboard, mas com mais ferramentas e direcionamentos. O Miro se apresenta como uma plataforma online de compartilhamento de ideias. Quando você cria uma nova lousa no Miro, já é encaminhado para convidar pessoas para colaborar com ela. O Miro também sugere alguns formatos, ou templates, antes de abrir sua lousa, como: ideia e brainstorm, pesquisa e design, reuniões e workshops, mapas e diagramas, planejamento e estratégia. Independente do template escolhido é possível editar dores, tamanhos, informações, e claro, personalizar a lousa com as informações do seu planejamento. Com o Miro é possível ver as alterações em tempo real dos colaboradores, inserir links e outros formatos para as anotações visuais. Vale investigar a integração dele com outros softwares de agendamento de reuniões, reuniões online e de organização.
Uma alternativa ao Miro é o Mural: https://www.mural.co/
3. Trello
Apesar de ser online e colaborativo, o Trello, diferente dos outros dois exemplos, não é um lousa digital, ou permite anotações que simulem a escrita analógica. O Trello é um gerenciador de tarefas. Ele utiliza a lógica do KanBan, dividindo as tarefas registradas em "para fazer", "em andamento" e "realizadas". O Trello oferece uma estrutura de colunas, cartões e listas. Cada cartão pode ser o pedaço de um projeto, ou uma tarefa. Neste cartão é possível inserir listas, agendamentos, arquivos e anotações. Dependendo do nível de detalhe do que estamos planejando no Trello, os cartões são mais ou menos detalhados. Esses cartões ficam dispostos em colunas, e essas colunas são personalizáveis também. Podemos usar a lógica de "fazer", "fazendo", "feito", ou por nome de projetos. Quando devidamente compartilhado com a equipe, as pessoas podem ler todas as tarefas no quadro, editar, inserir mais informações e mover os cartões pelas colunas.
São semelhantes ao Trello os aplicativos Asana e Todoist.
Não importa qual ferramenta online seu time opte por utilizar, o importante é a equipe estar em sinergia e pronta para ouvir e ser ouvida. Quem conduz a reunião de planejamento tem que preparar-se para problemas de conexão, que sempre podem acontecer, e para cuidar que o tempo das reuniões seja respeitado.
Outro ponto de atenção é para o tamanho do "mapa" que as ferramentas acabam por gerar. Quando estamos em ambientes presenciais, temos limitações de espaço e material, ou seja, uma hora o papel acaba e a lousa fica lotada. No ambiente digital o espaço é praticamente infinito. Porém, mapas e listas longas demais acabam por perder o foco e cair no esquecimento. Se o projeto ficou grande demais, não hesite em criar mais quadros, ou sublistas.
Tarefas grandes demais assustam, por isso quebre em tarefas menores.
Por hoje é só! Até a próxima!
0 comentários: