segunda-feira, 29 de abril de 2024

O que é CRM de cobrança?

 




By Equipe CEDRUS - 29/04/2024


Cobrança é uma parte do relacionamento cliente-empresa; ela faz parte do processo. O cliente já está acostumado a pagar boletos, mas isso não quer dizer que ele não esqueça de pagar. É por isso que a inadimplência, assim como a cobrança, faz parte da sociedade que vivemos.


Fazer uma cobrança com tranquilidade e de modo respeitoso garante um bom relacionamento, não apenas para a pessoa física como também para uma empresa. É nessas horas que ter um sistema de cobrança faz toda diferença. Sistema de cobrança ou CRM de cobrança é uma ferramenta de gestão dos clientes inadimplentes. Ele agiliza o trabalho, concentrando tudo em um só lugar. Diferente do sistema de gestão de empresas (ERP), ele não está envolvido na venda, mas pode ser usado após a emissão de boleto. Ele faz isso enviando mensagens de lembrete de vencimento de contas, faturas ou parcelas (via SMS, WhatsApp e/ou e-mail). 


Usando CRM de cobrança as empresas organizam:


  • toda a lista de clientes inadimplentes, 
  • títulos vencidos e a vencer, 
  • formas de contato, 
  • controle e histórico de negociações, 
  • envio de ações automáticas,
  • atualização de dívidas em um clique.


Além disso, é possível ter acesso a relatórios que permitam uma visão real da carteira inadimplente e dados suficientes para pensar em novas estratégias.


Tudo isso traz agilidade, assertividade e automação para seu processo de cobrança. Pode-se criar o seu próprio sistema de cobrança, mas é possível também terceirizar. Escolher um CRM de cobrança é interessante pois evita que você tenha que criar um sistema do zero, economizando a contratação de desenvolvedores de software, a compra de licença, atualizações, a aquisição e atualização de servidor próprio, entre outros trâmites. Contratando um  bom sistema, você economiza não apenas dinheiro, mas tempo no processo.


Então, como escolher um bom CRM de gestão em cobrança disponível no mercado?


Mas você sabe como escolher um bom sistema de cobrança? Aqui vão algumas dicas:


  • verifique preço: não é apenas o valor mais baixo, mas o que ele entrega com esse valor. Um sistema com bom custo-benefício traz economia para o seu processo, melhorando os resultados da empresa.
  • funcionalidades: sempre é bom verificar quais funções o sistema permite que você use. Uma funcionalidade é a régua de cobrança automatizada. A régua de cobrança nada mais é do que contatos padronizados e disparados de forma automática como o envio de e-mail, SMS, WhatsApp, onde vocês definem o período e personalizam os textos de cada ação. Não é porque a pessoa atrasou um dia o pagamento que seu nome será negativado, mas, algumas providências podem e devem ser tomadas para que esse pagamento aconteça o mais rápido possível. 


Quanto mais clara e rápida é a comunicação entre o credor e o cliente inadimplente, mais rápido os valores são pagos. Quanto menos tempo leva para uma dívida ser liquidada, menos custosa é a sua operação. 


A régua de cobrança, de forma resumida, consiste em configurar o sistema para, a partir do vencimento, tomar ações de forma automática e em massa com todos os títulos vencidos, como:


  • 5 dias após o  vencimento > enviar um e-mail lembrando que o boleto não foi pago
  • 10 dias após o vencimento > SMS cobrando o pagamento o mais rápido possível
  • 15 dias após o vencimento > contate via telefone o devedor 
  • 30 dias após o vencimento > encaminhe os arquivos de negativação para os orgãos de proteção ao crédito. 


Outra funcionalidade muito importante para um bom CRM de cobrançaé geração de boleto pelo sistema com o seu banco e a integração com plataformas de pagamento. Ao acessar o seu sistema de cobrança é possível fazer a negociação com seu cliente, gerar boletos registrados, receber as informações da plataforma de que foi pago ou não. Ao acessar o seu sistema de cobrança é possível fazer a negociação com seu cliente, gerar boletos registrados nos bancos, receber as informações do banco de que foi pago ou não. 


Gostou de saber mais sobre o assunto?




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