quinta-feira, 13 de julho de 2023

Como não cobrar em pequenas e médias empresas

By Equipe CEDRUS - 13/07/2023

Caso a sua empresa venda algo ou preste serviços, cobrar é algo recorrente e comum. Mas, a depender do volume de clientes e das formas de pagamento que sua empresa aceita, a complexidade dessa cobrança pode escalar um pouco. O que não é de todo mal, afinal, com mais clientes mais receita, certo?


Contudo, a falta de pagamento por parte dos clientes é um assunto desafiador, especialmente para pequenas e médias empresas. O processo de recuperação de dívidas atrasadas pode se tornar bastante oneroso devido à falta de recursos ou habilidades para lidar com esse tipo de situação. Por essa razão, algumas empresas optaram por delegar a tarefa a agências de cobrança especializadas, enquanto outras preferem tratar o problema internamente.


Sua empresa pode estar no primeiro ou no segundo caso, mas é importante saber o que NÃO fazer no processo de recuperação de créditos.


1. Não possuir ações de redução de riscos de inadimplência: a cobrança começa na venda, um crédito mal dado dificilmente será pago.


2. Processo de vendas desorganizado: vender muito é o objetivo de toda empresa, mas é preciso organização! Manter a base de dados atualizada e também um contato frequente entre os vendedores e os clientes. Em caso de cobrança não tem como falar que nunca ouviram falar de você!


3. Não sistematizar o processo de cobrança: a Cobrança precisa ser organizada para acontecer! É essencial que todas as dívidas, contatos e negociações sejam registradas e documentadas. Dessa forma, é possível ter um controle mais eficiente sobre as cobranças e evitar a perda de informações importantes.

4. Não automatizar ações de redução de erros: Use a tecnologia para automatizar o processo de cobrança. Isso pode ajudar a minimizar a necessidade de cobranças manuais e também economizar tempo e dinheiro para sua empresa.

5. Não investir numa comunicação ágil com clientes para envio de lembretes, boletos e mensagens de cobrança: É importante não deixar para cobrar um cliente inadimplente somente no último momento. Quando o prazo de pagamento vence, é necessário agir imediatamente e entrar em contato com o cliente.

6. Não possuir um histórico de negociação que possa ser consultado: Cada cliente é único e pode ter situações diferentes. É importante avaliar cada caso individualmente e buscar soluções personalizadas para cada situação. Isso faz parte da Negociação. Acontece que nem sempre o mesmo operador irá falar com o mesmo cliente. Por isso, para a conversa avançar a cada contato é importante que haja a documentação e a consulta a este acervo seja acessível já na tela do operador durante a ligação.


7. Negligenciar a importância de um bom relacionamento: Ter um bom relacionamento com os clientes pode ser fundamental para evitar a inadimplência. Manter um canal de comunicação aberto e oferecer soluções diferenciadas pode ser um diferencial na hora de cobrar e receber os pagamentos em dia.


8. Não parametrizar a Política de Cobrança em seu Sistema de Cobrança: cada cliente é único, como falamos, mas a forma com o que a empresa vai lidar com os casos de não pagamento pode seguir um protocolo. Por exemplo, enviar um lembrete antes do pagamento, cobrar o cliente depois de 24 horas do não pagamento, cobrar mais firmemente após 10 dias... e assim por diante. Por isso, saiba Por que um bom sistema de cobrança pode melhorar os seus resultados.


Basicamente é cuidar para que a sua empresa não cometa um desses erros para que a cobrança flua de forma mais leve e eficiente.


Por hoje é só! Até a próxima! 



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