quinta-feira, 6 de abril de 2023

Cobrança recorrente x controle de inadimplência



 By Equipe CEDRUS - 22/03/2023

Recentemente aqui no blog abordamos qual a diferença entre Sistema de Cobrança e serviços de emissão de boletos e como ambos podem trabalhar juntos pela melhor gestão da estratégia de cobrança e recebimento de valores de uma empresa. 

Hoje, vamos aprofundar um pouco em uma das formas de cobrança que as empresas praticam: a cobrança recorrente. Ela é a principal razão da existência de serviços de emissão de boletos e de pagamentos digitais. Essa modalidade de pagamento é utilizada principalmente por empresas que prestam serviços ou vendem produtos de forma regular, como assinaturas ou planos mensais. Dentre suas vantagens estão: a previsibilidade do fluxo de caixa e a redução da inadimplência. Normalmente as formas de implementação da cobrança recorrente são boletos ou cartões de crédito.

É importante não confundir a  cobrança recorrente com o  controle de inadimplência. Eles são conceitos diferentes, mas relacionados à gestão financeira de uma empresa.

Cobrança recorrente é um modelo de cobrança que permite a cobrança periódica de um serviço ou produto, geralmente em intervalos regulares, como mensalidades ou assinaturas. O cliente contrata voluntariamente alguma dessas coisas e se compromete a pagar as "mensalidades" dela conforme ele usa. Assim que quiser interromper a prestação de serviços  ou aluguel de algum equipamento - ele para de pagar e para de ter acesso aquilo que havia contratado. 

Essa forma de cobrança é comum em empresas que oferecem serviços de assinatura, como plataformas de streaming de vídeo ou música, softwares de gerenciamento de projetos, entre outros. Já fica acertado, portanto, desde a assinatura do contrato, que o serviço está vinculado ao pagamento e será interrompido assim que esse pagamento não chegar. 

Uma coisa muito diferente disso é o controle da inadimplência. Uma vez que este é um conjunto de medidas tomadas por uma empresa para gerenciar o não pagamento de dívidas por parte de seus clientes. Essas medidas podem incluir a negociação de acordos de pagamento, a criação de políticas de cobrança, a terceirização da cobrança ou até mesmo ação judicial. Veja que neste cenário o cliente deixou de honrar com algum pagamento de parcela ou mesmo de prestação de serviço, porém ainda com acesso ao bem. Prejudicando financeiramente a empresa prestadora. 

Portanto, a cobrança recorrente é uma forma de gerar receita de forma regular, enquanto o controle de inadimplência é uma medida para minimizar perdas decorrentes da falta de pagamento por parte dos clientes. Pode ser que a falta de pagamento de uma cobrança recorrente transforme um cliente ativo em cliente inadimplente. 

Quando isso acontecer, é preciso dar início ao protocolo de recuperação de valores. Entra em cena o Sistema de Cobrança e estratégias de abordagem, como a Régua de Cobrança e negociações por contato telefônico, por exemplo. 

Tanto a cobrança recorrente quanto o controle de inadimplência são estratégias que precisam ser geridas de forma eficiente para garantir um fluxo de caixa saudável e estável para a empresa. Afinal, assim como os clientes, as empresas têm obrigações financeiras como impostos, salários, aluguéis, compras de mercadoria, custos para prestação de serviços. O combinado não sai caro, mas fica a dica de avaliar bem no cenário que a sua empresa se encontra, por qual caminho seguir: cobrar regularmente e/ou adotar uma política de Cobrança. 

Falamos mais sobre ambos os temas nestes dois textos:


Por hoje é só! Até a próxima! 

Sistema de Cobrança

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