quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

O que é régua de cobrança?

O que é régua de cobrança?




By Equipe CEDRUS - 24/02/2022

Régua de Cobrança é um conceito utilizado em gestão de cobrança. Trata-se de um estratégia de automação de ações de cobrança com o objetivo de reaver crédito dado a clientes inadimplentes. 

Na estratégia da Régua de Cobrança são previstas ações de cobrança em uma linha do tempo. 

Por exemplo:

    • Dois dias antes do vencimento > enviar o boleto por e-mail
    • 10 dias após o vencimento > mandar uma carta de cobrança
    • 90 dias após o vencimento > negativar o cliente

Apesar de comportar as ações mais drásticas de cobrança, o uso correto dessa estratégia pode evitar que a empresa de fato judicialize os casos de inadimplência. Isso porque a cobrança é feita de forma estratégica e organizada. Construindo uma régua com ações que sua equipe pode realizar, parametrizando corretamente os clientes / títulos vencidos / datas / ações a serem executadas, as chances da dívida ser paga antes é maior. 

A Régua é organizada por clientes ou por títulos. Ela está baseada então nos dados que os operadores de cobrança têm destes clientes, nas informações de títulos para se cobrar e nas ações de cobrança possíveis (ligação telefônica, SMS, e-mail, carta, etc).

A Régua de Cobrança é composta por: 

    • Posições: quantidade de dias em que acontecerá uma ou mais ações.
    • Ações: atividades cadastradas que serão disparadas pelo sistema, toda ação está associada a uma posição. 
    • Conteúdos: o que compõe as ações (texto dos e-mails, cartas, SMSs) que serão disparados quando se chegar na posição. 

A depender da Política de Cobrança da sua empresa é possível incluir mais de uma Ação por Posição, por exemplo: 

10 dias após o vencimento > mandar SMS + mandar e-mail com boleto anexo

A régua de cobrança, em sistemas de cobrança automatizados, começa a disparar as ações conforme a entrada do devedor na régua e os dias parametrizados nas posições.

Posição 1 = envio de email para o cliente um dia depois de entrar na régua;
Posição 2 = envio de SMS para o cliente seis dias depois de entrar na régua;
Posição 3 = envio de carta de cobrança para o cliente dezesseis dias depois de entrar na régua.

A Régua de Cobrança, além de organizar as ações de cobrança, facilitam a rotina dos operadores e Equipes de Cobrança. Isso porque o sistema realiza as ações de forma automática e a equipe pode se concentrar em fazer contatos, negociações e pensar em  estratégias para melhorar cada vez mais a recuperação dos valores e clientes.

Além disso, todo o histórico de contato da Cobrança com o cliente inadimplente fica registrado. Por isso, é interessante criar quantas réguas forem necessárias para sua estratégia. Vale criar específica para pequenas dívidas, grandes dívidas, com negativação, sem negativação no final. Isso porque sua carteira de clientes pode contemplar muitas realidades, e nem toda estratégia funciona com todas as pessoas. 

Para saber mais sobre a segmentação de clientes, leia o texto "Por que segmentar os devedores na hora do tratamento?".  

Para saber mais sobre o funcionamento da Régua de Cobrança, não deixe de assistir este vídeo "Por que utilizar o conceito de Régua de Cobrança?" em nosso canal no Youtube! 

Por hoje é só! Até a próxima! 


Sistema de Cobrança

0 comentários:


Copyright © RDZ Sistemas - Sistema de Cobrança
Bloggertheme9