Atualizado by Equipe CEDRUS - 18/05/2020
Você sabia que ficou muito mais fácil acompanhar os recebimentos e efetuar a conta de comissão e repasse para os seus credores?
Você sabia que ficou muito mais fácil acompanhar os recebimentos e efetuar a conta de comissão e repasse para os seus credores?
Para facilitar o seu dia a dia e evitar erros com cálculos manuais desenvolvemos o Relatório de Prestação de Contas no CEDRUS, a seguir explicaremos como ele funciona e como cadastrar as regras de comissionamento dos seus credores.
Cadastro de Comissões
Para que o relatório faça os cálculos de comissão é necessário efetuar o cadastramento das regras e para cadastrá-las acesse o Menu Configurações / Cadastros / Credores / marque o Credor / clique em Editar / clique na aba Configurações.
Nesta tela é possível cadastrar as regras de comissão por tempo de atraso e também os percentuais, que podem ser sobre a correção monetária, multa, juros, honorários ou sobre o saldo total recebido.
Clique no botão “Novo” para iniciar o cadastramento.
Inclua o “Número de Dias Inicial” e “Número de Dias Final” da faixa e depois em “Prestação de Contas” inclua os percentuais de comissão e clique em “Salvar”.
A comissão pode ser calculada sobre:
Correção monetária (C.M.);
Multa;
Juros;
Honorários;
e/ou
Saldo;
Se, no contrato que você tem com o credor, a comissão for sobre o saldo total recebido, inclua o percentual apenas no campo “% Saldo”, caso seja apenas sobre as atualizações de saldo original e honorários inclua a comissão nos outros campos.
Veja um exemplo de cadastramento de comissão sobre o saldo total recebido:
Cadastramento 1 - Prestação de contas: Tempo de atraso dos títulos: 30 à 120 dias
Comissão: sobre o “Saldo” de 8%
Cadastramento 2 - Prestação de contas: Tempo de atraso dos títulos: 121 à 360 dias
Comissão: sobre o “Saldo” de 15%
É possível cadastrar várias faixas de atraso por credor, basta clicar em “Novo” que abrirá uma nova tela para cadastramento.
Agora veja um exemplo de cadastramento onde a comissão é sobre os “Honorários” e sobre o “Saldo”:
Cadastramento - Prestação de contas: Tempo de atraso dos títulos: 360 à 720 dias
Comissão: sobre os honorários de 100%
Comissão: sobre o saldo de 30%
Quando o cadastramento da comissão utiliza o campo “% Saldo” e também “outra opção” (% c.m., % multa, % juros e % honorários) para efetuar o cálculo, o sistema exclui do saldo total recebido a “outra opção” cadastrada para que a comissão não entre em duplicidade.
Exemplo:
Valor original do título: R$ 100,00
Multa 2%: R$ 2,00
Juros 1% ao mês: R$ 1,00
Honorários 20%: R$ 20,00
Valor total: R$ 123,00
Cálculo da comissão:
R$ 20,00 = 100% dos honorários cobrados na negociação
R$ 30,90 = 30% sobre R$ 103,00 (saldo exclui os honorários para calcular os 30% comissão)
R$ 50,90 = valor total de remuneração da agência
Então, sempre que uma ou mais das opções (% c.m., % multa, % juros e % honorários) forem cadastrada para cálculo da comissão, junto com a opção “% Saldo”, elas serão excluídas do saldo total recebido para cálculo do “% Saldo”.
Pronto! Agora você já sabe como cadastrar as regras de comissão dos seus credores.
Prestação de Contas
Após efetuar o cadastramento das regras, conheça o caminho para consultar o “Relatório de Prestação de Contas”, acesse o Menu Relatórios / Resultado / Prestação de Contas.
Escolha o credor a data de pagamento ou data de crédito que deve ser consultada e se o relatório deve ser gerado por “Por Parcela Paga” ou por “Título Negociado” e depois escolha o formato “Tabela Dinâmica” ou “Excel” e clique em “Gerar”.
Entenda melhor as opções de consulta do relatório:
Por título baixado: Será disponibilizado uma linha para cada pagamento baixado com dados do devedor, da negociação, da comissão e repasse dos valores. Este formato tem o objetivo de ser usado no dia a dia e para o fechamento mensal.
Por título negociado: como o cálculo da comissão leva em consideração a faixa de atraso dos títulos e podem existir devedores com títulos em faixas de atraso e comissões diferentes, este relatório demonstra como foi efetuado o cálculo de proporção e também a divisão dos honorários, juros, e multa na parcela paga.
Para cada pagamento serão disponibilizadas um ou mais linhas dependendo de quantos títulos originais participaram da negociação. Este formato tem objetivo de demonstrar como o sistema efetuou os cálculos de comissão e será utilizado apenas para conferência e análise dos cálculos, caso seja necessário.
Tabela dinâmica: abrirá a tela já conhecida em formato dinâmico para que você possa escolher os dados que devem aparecer no relatório e salvar um ou mais modelos para consultar quando quiser.
Excel: o sistema disponibilizará uma planilha com todos os dados disponíveis no relatório no formato padrão desenvolvido.
Informações importantes disponíveis no relatório
Tp_Comissão: esta coluna demonstra qual a origem do pagamento, ou seja, através de um acordo aberto no CEDRUS ou se o credor solicitou a baixa do título original porque o devedor pagou diretamente para ele. Conheça os status:
- Negociação: foi uma baixa de pagamento de uma negociação efetuada no sistema;
- Título: foi uma baixa de pagamento do título original, pois o pagamento foi efetuado diretamente com o credor.
Conta_Repasse: esta coluna demonstra se o os pagamentos entraram na conta da agência ou na conta do credor.
Se, nesta coluna, a informação for “S” o pagamento aconteceu na conta da agência. O valor de repasse para o credor estará disponível na última na coluna - chamada “Vl_Repasse” já com a comissão descontada.
Vl_Comissão: possui a soma das colunas com as comissões de correção monetária, juros, multa, honorários e/ou saldo total recebido.
Vl_Despesa: caso tenha sido incluída alguma despesa na tela “Consultar Acordos”, pois esta despesa deve ser repassada para o credor, o valor estará nesta coluna e fará parte da coluna “Vl_Comissão_Total”.
Vl_Comissão_Total: esta coluna apresenta os valores calculados de comissão e o valor de despesas.
Lembre-se, o cálculo é efetuado a partir do cadastramento que foi efetuado nas configurações da tela do credor com as faixas de atraso e percentuais.
Vl_Repasse: Esta coluna demonstra o valor que deve ser repassado ao credor, caso o pagamento tenha sido efetuado na conta da agência ou o valor que o credor deve pagar para agência se os pagamentos foram recebidos em sua própria conta bancária.
Vl_Repasse_Previsto: Esta coluna demonstra o valor previsto de repasse de parcelas que ainda não foram pagas.
Vl_Repasse_Real+Previsto: É soma do repasse das parcelas que já foram pagas com as parcelas que ainda não foram.
O valor disponível nestas três últimas colunas dependem do status da “Conta_Repasse”
Status S: quando o pagamento entra na conta bancária da agência de cobrança
Vl_Pago - Vl_Comissão_Total = Saldo líquido de repasse para o credor
Exemplo:
R$ 100,00 = valor do pagamento
R$ 35, 00 = valor total da comissão
R$ 0,00 = valor de despesas
R$ 75,00 = valor de repasse para o credor
Status vazio: quando o pagamento entra na conta bancária do próprio credor
Vl_Comissão_Total = Saldo líquido a receber do credor
Exemplo:
R$ 100,00 = valor do pagamento
R$ 35, 00 = valor total da comissão
R$ 0,00 = valor de despesas
R$ 35,00 = valor a receber do credor
No exemplo acima temos pagamentos com status “S” efetuado na conta repasse, ou seja, o dinheiro entrou na conta da agência e precisa ser repassado para o credor e dois pagamentos que foram efetuados diretamente com o credor que deve repassar a comissão para a agência (se este for o combinado entre as partes). Então, a coluna “Vl_Repasse” já está considerando que a agência deve repassar “X” pelos recebimentos que entraram na sua conta e descontar “Y” pelos pagamentos que aconteceram diretamente na conta do credor.
Valor de Repasse > 0 significa valor a repassar para o Credor.
Valor de Repasse < 0 significa valor a receber do Credor.
A partir de agora será mais fácil prestar contas para o seu credor e saber com agilidade e em tempo real qual o valor de remuneração de sua empresa.
Até a próxima!
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