quinta-feira, 28 de julho de 2016

Indicadores importantes para gestão em cobrança

Indicadores importantes para gestão em cobrança

Há pouco tempo falamos sobre “Como garantir uma boa gestão em cobrança“. Mas como saber se esta gestão está trazendo os resultados esperados? Pensando nisso, a partir de agora falaremos sobre alguns indicadores que avaliam e acompanham os resultados de uma maneira clara.

Os indicadores são uma ótima ferramenta de gestão. São eles que demonstram quando a empresa ou os processos estão saindo da rota e possibilitam mensurar resultados e também análises pontuais e comparativas de desempenho.

A grande questão não é implantar muitos indicadores, mas focar naqueles que realmente trazem uma visão do resultado com qualidade e, de preferência, em tempo real para que as estratégias possam ser alteradas o mais rápido possível caso seja necessário.

Responda as perguntas abaixo e conheça alguns indicadores que te ajudarão a entender o quão eficaz é seu processo de cobrança:

Reversão


Qual o percentual de recuperação de valores em aberto por faixa de atraso?
Existe diferença entre produtos ou região, por exemplo?

Efetividade


Identificamos o quanto é efetiva determinada ação para se chegar a determinado resultado:

Ações automáticas: envio de sms, e-mails, cartas de cobrança e serviços de proteção ao crédito. Quantas e quais ações foram mais efetivas para recuperar o cliente e os valores em aberto?

Contatos: um analista ou operador efetua quantos contatos em determinado período? E quantos destes contatos geraram negociações efetivas?

Quebra de acordos


Este indicador ajuda a identificar qual o volume de negociações necessário para chegar a um determinado resultado no final do mês, já desconsiderando os acordos que serão quebrados.

Ligações


Quantas ligações um operador faz por dia?
Quantas são efetivas?
Qual o tempo médio de cada ligação?
Quantas precisarão passar por “higienização”, ou seja, procurar novos números de telefone para contato?

Monitoria de ligações


A monitoria funciona como uma boa ferramenta para qualificar e melhorar os processos e é uma boa fonte de indicadores mais “qualitativos”, como por exemplo:

Qual a nota média da operação em argumentação, conhecimento do processo, abertura e jogo de cintura?


Estas são algumas das informações que são fundamentais para uma boa gestão e são orientadoras para as tomadas de decisões e mudanças de estratégias. Por isso, devem ser feitas e refeitas periodicamente. A boa gestão de indicadores é essencial para que seus processos de cobrança sejam cada vez mais eficazes.

Se você precisa de uma ajuda para avançar mais um nível na gestão dos processos de cobrança da sua empresa, conheça o CEDRUS.


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