terça-feira, 29 de outubro de 2024

Como cobrar melhor?

 Atualizado by Equipe CEDRUS - 29/10/2024


Para fazer uma cobrança bem feita é preciso ter uma equipe preparada para isso. Um time bem treinado (seja esse time de três ou dez pessoas, ou apenas um operador), garante que a cobrança seja realizada de modo mais eficiente, garantindo que o cliente fique satisfeito e queira fazer negócio novamente. Para isso, é necessário pensar em algumas técnicas a serem desenvolvidas. A seguir, elencamos 6 que podem ser essenciais:


1. Tenha um programa de treinamento contínuo

Estar sempre atualizado com as últimas ferramentas, procedimentos e tendências do mercado é muito importante. Além de fazer workshops sobre como tratar o cliente é importante, mas trabalhar com softwares de cobranças que estão em constante atualização é uma excelente alternativa.

Isso faz com que a equipe esteja sempre atualizada, motivada e engajada.

2. Faça mentoria e treinamento em duplas

Estar sempre atualizado com as últimas ferramentas, procedimentos e tendências do mercado é muito importante. Além de fazer workshops sobre como tratar o cliente é importante, mas trabalhar com softwares de cobranças que estão em constante atualização é uma excelente alternativa.

3. Desenvolva Soft Skills da equipe

Soft skills são aquelas habilidades importantes no relacionamento interpessoal e até mesmo na sua vida, como comunicação eficaz, empatia, resolução de conflitos e gerenciamento de tempo. Investir nessas habilidades é bom não somente no ambiente de trabalho, como em outras áreas da vida.

4. Use tecnologia avançada

Usar ferramentas tecnológicas potencializa a equipe de suporte. Pode-se usar desde plataformas de e-learning e softwares que deixem o trabalho mais fácil e dinâmico.

5. Fazer constantemente avaliação e feedback

Dentro de qualquer empresa, principalmente em equipes que lidam com o cliente, é importante manter avaliações regulares, com feedback construtivos. Isso permite que a equipe verifique melhorias a serem feitas e reconheça seus pontos fortes.

Algumas avaliações a serem consideradas são:

  • avaliações periódicas: estabelecer períodos para avaliação, como avaliações trimestrais, garante a eficácia do treinamento
  • feedback 360 graus: significa ter devolutiva de fontes diversas, o que inclui colega, superiores e clientes. Desse modo, tem-se uma visão mais completa do desempenho
  • indicadores: analisar indicadores de performance, resolução de primeiro contato e satisfação do cliente

6. Ter uma cultura de aprendizado e melhoria contínua dentro a empresa

Essa dica é autoexplicativa: manter uma cultura dentro da organização de valorização do aprendizado contínuo. Para isso, vale ter programas de incentivo, cultivar comunicação aberta e contar até mesmo com uma biblioteca digital que ajude a equipe a estudar sempre.




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