sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Como usar ferramentas de gestão para melhorar o desempenho de cobrança

 



by Equipe CEDRUS - 20/09/2024


Quando empreendemos algumas operações financeiras são tão automáticas que acabamos por não refletir o significado de planejamento, gestão, produção, estoque, cobrança e relacionamento com os clientes. Acabamos não sabendo o quanto as vendas a prazo impactam no fluxo de caixa, por exemplo. Toda venda que não é paga à vista, é uma operação de crédito. Quando o cliente retira a mercadoria, mas não paga no dia combinado, é como se você estivesse financiando esse cliente.


Para ajudar as equipes de cobrança, pensamos em cinco ferramentas de controle de gestão. Afinal, é preciso acompanhar as vendas a prazo para elas não atrapalharem seu fluxo de caixa e a saúde financeira do seu negócio (que com certeza não tem um fundo milagroso e milionário para bancar a inadimplência).

1. Definição de portfólio de produtos e precificação de forma inteligente


Sabemos que inovação é importante. No entanto, oferecer produtos e serviços familiares, onde a equipe já tem experiência e sabe quais fornecedores procurar para atender à demanda. Se mesmo assim, achar importante arriscar em outras áreas, estude o mercado novo.
A precificação do produto  ou da prestação também deve ter boa margem de operação e lucro, para que você realmente tenha retorno financeiro.

2. Prazo de acordo com tabela de crédito


Caso você precise ser conservador para manter seu capital de giro saudável, em vez de aceitar formas de pagamento que nem sempre são boas para o negócio, apenas para não perder cliente, é sempre a melhor pedida. É também importante ter regra interna para concessão de crédito, como:

  • cliente novo: preferencialmente pagar a prazo, ou cobrar mais na primeira parcela e dividir menos vezes.
  • cliente que compra segunda vez: 30% a vista e três ou quatro parcelas
  • cliente fiel sem atraso: parcelar, mas sem descuidar das datas de vencimento

3. Definir entradas e saídas do negócio


Fique atento aos indicadores que os relatórios de contabilidade mostram, como Fluxo de caixa, mostrando entradas e saídas. Entender a periodicidade dessas informações ajuda a estabelecer padrões e prever possíveis problemas que podem gerar no mercado.


4. Não subestimar a DRE e aprender a calcular a PMR


DRE é demonstração de resultado do exercício e PMR é prazo médio de recebimento. Entender sobre essas siglas é muito importante para saber elaborar relatórios gerenciais e entender o quanto você deve receber por mês.

5. Tenha uma política de cobrança para minimizar o risco de inadimplência


Como falamos aqui [colocar site] conseguir acompanhar as vendas, até a quitação, é fundamental para manter o negócio andando. Quando um negócio é muito disputado, ou os clientes têm giro de capital muito dinâmico, o fornecedor precisa antecipar as crises. Clientes priorizam aqueles que cobram mais rápido e de modo mais eficiente.

Até a próxima!

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