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quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Configuração da Negativação no CEDRUS

Configuração da Negativação no CEDRUS

By Equipe CEDRUS - 07/10/2021


Como você já sabe, é possível facilitar o processo de negativação de clientes inadimplentes por meio do CEDRUS. Para isso o credor já deve ter um convênio de negativação contratado com uma das empresas de Proteção ao Crédito: SERASA, SCPC ou SPC BRASIL.

Este convênio deve ser cadastrado no Sistema de Cobrança CEDRUS, para que os devedores selecionados já saiam no arquivo de negativação com todas as informações necessárias para inclusão no sistema de Proteção ao Crédito contratado pela empresa. 

O segundo passo é abrir um chamado no CEDRUS, para que a nossa equipe libere a tela de cadastramento das informações do convênio de negativação na sua conta.

Feito isso, o passo a passo para cadastrar o seu convênio no sistema - depois da liberação da tela pela nossa equipe, começa acessando o Menu Configurações > Cadastros > Convênio de Negativação.

Nesta tela clique no botão “Novo” para efetuar o cadastramento. 





Agora será necessário ter em mãos algumas informações do seu convênio. com as entidades de Proteção ao Crédito:



Conheça melhor cada campo desta tela aqui:

    • Convênio: inclua o número do seu convênio;
    • Tipo: escolha a empresa contratada (SERASA, SCPC ou SPC BRASIL);
    • Vl. Min.: inclua o valor mínimo de um título que pode ser negativado;
    • Dt. Min.: inclua a data mínima de vencimento de títulos que estão aptos para negativação;
    • CNPJ: CNPJ do credor deste convênio; 
    • Natureza da operação: A natureza da operação deve ser fornecida apenas se o seu convênio é com o SERASA, eles forneceram esta informação para você;
    • Telefone: (DD) 0000-0000 inclua o do contato do responsável;
    • Limite máximo de títulos negativados por devedor: inclua o limite de títulos que podem ser negativados por devedor, caso a sua estratégia seja negativar apenas um título, o título mais antigo em aberto ficará disponível para negativação;
    • Sequencial do último arquivo: Inserir 0 para que o próximo arquivo seja o sequencial 1, caso você já tenha enviado arquivos de negativação anteriormente, informe o último sequencial enviado;
    • Nome do Arquivo: o nome do arquivo pode ser escolhido por você e, com o auxílio dos coringas, o sistema pode gerar o arquivo levando em consideração a sequência, a data e a hora. Veja um exemplo: NEG_SSSSS_DD_MM_AAAA_HHMM;
    • Email Destinatário: aqui deve ser preenchido o email do responsável da equipe pela inclusão do arquivo da negativação no convênio;
    • Assunto do Email: título do email para o responsável; 
    • Texto do Email: inclua um texto neste email para que o responsável saiba que tem um novo arquivo de negativação disponível para download no sistema. 

Observação: 

  • Este email deve seguir como uma aviso para o responsável da equipe em baixar o arquivo de negativação gerado pelo sistema no Menu Arquivos > Arquivos para Download







Após o download, este arquivo deve ser importado no sistema da empresa de Proteção ao Crédito. O convênio disponibilizará um arquivo retorno que deve ser importado para o CEDRUS. Este arquivo vai identificar se algum CPF ou CNPJ não pode ser negativado, a importação deste arquivo deve ser efetuada no Menu Arquivos > Retorno de Negativação
 

  • O credor que for utilizar o convênio cadastrado deve ter este mesmo convênio associado a ele no cadastro de credores. Para acessar o cadastro de credores clique no Menu Configurações > Cadastros > Credores > escolha o credor e clique em “Editar” > escolha a aba “Configurações” e faça a associação na opção “Convênio Negativação”.







Como incluir os devedores no arquivo de negativação


Entenda, agora, as duas maneiras que o sistema pode identificar os devedores que devem constar no arquivo de negativação. 

1. Régua de Cobrança: a ação de negativação pode ser incluída na Régua Cobrança para que o sistema prepare automaticamente o arquivo que deve ser enviado para o seu convênio. 

Para isso escolha a régua, depois clique na posição que a ação “Negativação” deve ser incluída, selecione a ação e clique no botão “Salvar”.




Depois de concluir estas etapas ficará disponível na régua escolhida a ação de “Negativação”, conforme exemplo abaixo:








Os devedores que chegarem nesta posição estarão aptos para entrar no arquivo de negativação, conforme os critérios cadastrados no Convênio de Negativação, que vimos anteriormente. 

2. Ação manual e Lote: a segunda maneira de incluir devedores no arquivo de negativação é via ações em lote. Para isso acesse o Menu Cobrança > Ação Manual em Lote e marque a ação “Negativação” e clique no botão “Avançar”.








A partir desta tela você poderá efetuar filtros para buscar os devedores ou subir um arquivo com os devedores, títulos e parcelas que devem entrar no arquivo de negativação.




Importante: os devedores selecionados para negativação devem atender as regras abaixo: 

    • 1. O Título deve estar aberto (status = A) e estar na Régua de Cobrança;
    • 2. Os credores devem ter o convênio de negativação parametrizado no cadastro de credores.

Após escolher a primeira ou segunda opções clique em avançar para continuar a selecionar os devedores. 

Para conhecer melhor o passo a passo da ação Manual em Lote clique aqui

Também é possível subir um arquivo para tirar da negativação os devedores específicos, para isso escolha a opção “Positivação” na tela Ações Manuais em Lote. 

Importante: O arquivo para negativação (inclui os devedores que devem negativados e/ou positivados) sempre ficará disponível no Menu Arquivos > Arquivos para Download e o mesmo deve ser baixado e importado na empresa de Proteção ao Crédito castrada no convênio. 


Como identificar os devedores negativados?


Quando um devedor for selecionado para o arquivo de negativação, o sistema incluirá um sinal de “negativo” neste devedor e no título(s) negativado(s). 




Esta informação também está disponível no Relatório de Clientes/Títulos, na tela de Títulos e na aba de Títulos da tela de contatos, desta forma ficará mais fácil para sua equipe identificar devedores que tiveram títulos negativados. 

Lembre-se é primordial importar para o CEDRUS o arquivo retorno disponibilizado pelo seu convênio para que só fiquem marcados como negativados os devedores que foram aceitos pela empresa de Proteção ao Crédito. A importação deste arquivo deve ser efetuada no Menu Arquivos > Retorno de Negativação
 
Agora você já sabe como facilitar o seu dia a dia e deixar o CEDRUS te ajudar com o seu processo de negativação. 

Até mais!



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