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segunda-feira, 15 de março de 2021

Enriquecimento de dados x Higienização de dados

 

Enriquecimento de dados x Higienização de dados

By Equipe CEDRUS - 15/03/2021


São dois lados da mesma moeda. Já aconteceu de você receber diversas ligações por semanas procurando por uma pessoa que você sequer reconhece o nome? Incomoda né? Imagine, então, que deve ser bem frustrante - e dispendioso - para uma equipe de cobrança efetuar diversas ligações e nunca encontrar a pessoa certa para propor a negociação. 

Quando trabalhamos com clientes, sobretudo para retomada de contatos após uma venda, é preciso que as listas de contato da empresa estejam bem organizadas, atualizadas e se possível sejam compartilhadas pelos diferentes setores. Assim, se alguém de vendas atualiza o contato de um cliente recorrente, a equipe de cobrança tem como entrar em contato com o número de telefone (ou e-mail) mais recente. 

Mas, nem sempre é assim. Alguns contatos ficam armazenados em agendas ou celulares pessoais de pessoas chave da empresa, seja por comodismo, seja por opção de manter essas informações mais reservadas. Felizmente, quando a equipe, ou terceirizado de cobrança precisa desse contato para negociação, existem ferramentas no mercado que podem tirar todo mundo do sufoco. 

Hoje, vamos explicar a diferença entre suas soluções: Enriquecimento de dados e Higienização de dados. 


Enriquecimento de dados

Pessoas morrem, mudam de endereço, mudam de número de telefone, empresas são vendidas ou fecham. Só por essas razões já seria necessário que as listas de contato fossem atualizadas. A tecnologia, e o fato de toda sociedade trabalhar em rede e online atualmente, permite que fragmentos de contatos de muitas pessoas estejam online em diferentes listas pela internet. Existem serviços lícitos e que podemos contratar para consolidar nossas listas de clientes com as mais recentes formas de contato a partir de poucas informações, como os números de CPF e CNPJ.

Esse serviço geralmente disponibiliza endereços, telefones e e-mails mais atualizados. Os relatórios gerados podem até trazer informações adicionais como ações judiciais, negativações, trabalho escravo, situação na Receita Federal e até no IBAMA (crimes ambientais). Por isso são chamados de enriquecimento de dados, a partir de um pouco de informação que você tem sobre seu cliente, é possível ter acesso a informações cadastrais mais atualizadas.


Higienização de Dados

Diferente do enriquecimento de dados, que com base em uma informação é possível obter mais informações sobre os futuros clientes, na higienização parte-se de uma base mais completa, porém desatualizada. Cada informação é verificada e atualizada, a depender do serviço contratado também são selecionados e segmentados os contatos e as informações por tipo de operação. Outra vantagem da higienização de dados é eliminar as duplicatas, então, aquele mailing enorme, cheio de nomes dobrados e telefones errados se torna uma lista útil e funcional. Também na higienização informações adicionais podem entrar na lista, como a diferenciação entre pessoa física e pessoa jurídica. 

Ambas as estratégias são importantes para que sua empresa tenha mais clareza de com quem está lidando, mais organização e agilidade nos processos rotineiros de entrar em contato e propor negociações e um histórico da história deste cliente com a sua e outras empresas. Com informações precisas e organizadas a produtividade das equipes aumenta. 


Quando fazer uma coisa ou outra?

Basicamente, quando você tem poucas informações, você precisa do enriquecimento de dados para sua lista de contatos para trazer mais telefones e emails para aumentar as suas chances de contato. Por outro lado, quando você tem informações demais e de forma não padronizada, você precisa da higienização de dados


Como fazer a higienização “em casa”

Algumas ações podem ser feitas por você mesmo ou sua equipe e podem fazer parte de uma rotina de organização:

    • Sempre pesquisar o nome ou os dados que vai inserir no banco de dados antes de inserir de fato, isso evita contatos em duplicidade;
    • Promover ações de atualização, como oferecer promoções para que seus clientes se cadastrem, posteriormente estas listas devem ser cruzadas e ficamos com os dados mais recentes;
    • Sempre que entrar em contato com o cliente da lista, revisar os dados mais básicos, como endereço, telefone e e-mail;
    • Estabeleça uma política de atualização de dados que seja clara e factível para sua equipe e, aplique-a periodicamente.

Um adendo, a LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados está vigente desde setembro de 2020, certifique-se de que o serviço que você contratar para uma coisa ou outra atende, em suas aplicações, às diretrizes da lei. 

Com as listas de contatos em ordem a comunicação flui melhor. Uma base de dados organizada e eficaz economiza tempo e recursos

Por hoje é só, bons negócios!



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