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terça-feira, 23 de agosto de 2016

3 estratégias para turbinar o processo de cobrança da sua empresa


A estratégia é a arte de organizar e coordenar ações para alcançar determinados resultados, mas nem todas as empresas usam esta arte e, muitas vezes, se perdem no meio do caminho. É fácil entender o porquê: a correria do dia-a-dia não deixa tempo livre para que o gestor coloque foco no planejamento das atividades, e esta sensação de pouco tempo e muitas coisas para fazer só aumenta com a falta de planejamento.

Por isso, dê uma pausa na correria e pense “Quais seriam as melhores estratégias para melhorar o meu resultado e processo de cobrança na minha empresa”. Se você ainda não viu o post “Como garantir uma boa gestão em cobrança”, veja e não deixe também de melhorar ou criar sua política de cobrança.

E, depois de ter as regras e diretrizes do seu processo de cobrança definidos, você pode e deve focar nas estratégias. Conheça agora algumas que podem te ajudar.

1. Conheça os motivos de inadimplência


Entenda porque os seus clientes deixam de pagar o seu produto ou serviço no dia combinado. Geralmente quando fazemos contato com o devedor ele acaba justificando porque não conseguiu efetuar o pagamento e, se ele não falar, você pode fazer uma breve pesquisa.

  • Motivos financeiros: desemprego; priorização de outras dívidas; salário atrasado, a data não é adequada, entre outros;
  • Outros motivos: esqueceu a data de vencimento; não concorda com o valores cobrados, a entrega do produto ou serviço não foi como prometido.

Os motivos financeiros dependem de uma boa argumentação, uma proposta interessante ou até mesmo da flexibilidade para fechar um acordo, mas os motivos que não estão relacionados diretamente a problemas financeiros podem se mostrar uma oportunidade de melhoria no processo, como o envio de e-mail ou sms como lembrete antes da data de vencimento ou a revisão do script de venda para que fiquem cada vez mais claras as condições da venda e os valores que serão cobrados.

2. Agilidade no processo


Ganhe tempo incluindo ações automáticas no seu processo. Neste momento o conceito de régua de cobrança é uma boa solução, pois possibilita a parametrização e disparo de ações como o envio de SMS, e-mail e/ou carta de cobrança em períodos determinados conforme sua estratégia.

3. Flexibilidade e agilidade


É importante que a ferramenta ou software de cobrança utilizado no gerenciamento da carteira de inadimplentes seja flexível para comportar mudanças de estratégias com rapidez e segurança. Por exemplo, se em um determinado momento se necessita de uma maior agilidade de recuperação para atender às necessidades do fluxo de caixa, uma boa estratégia seria focar nos clientes com valores vencidos a menos tempo ou até mesmo nos valores mais altos. Por isso a flexibilidade do sistema faz toda a diferença.

Enfim, para que sua empresa tenha bons resultados, mantenha foco no desenvolvimento e implantação das suas estratégias e seja flexível para mudar de rota caso seja necessário.


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