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sexta-feira, 27 de maio de 2016

Envio de SMS


A sua estratégia de cobrança inclui envio de mensagens de texto pelo celular?

O envio do SMS também pode fazer parte de suas estratégias de redução de inadimplência e recuperação de valores não pagos pelos clientes, sendo utilizado de duas maneiras: como um lembrete ou um cobrança direta. O lembrete funciona como um aviso para que o cliente não esqueça de efetuar o pagamento da compra ou da negociação efetuada com a sua empresa, como por exemplo a data de vencimento da mensalidade de uma academia. Já o SMS de cobrança é utilizado para direcionar a atenção do cliente para a negociação de uma conta ou um boleto que não foi pago após a data de vencimento destes.

O uso de dispositivos móveis tem crescido muito e pode ser uma boa ferramenta para redução de custos em processos de cobrança, já que o custo é menor que o envio de uma carta ou, em muitos casos, que um contato telefônico. Mas, o grande desafio é entender qual a melhor abordagem e o momento para utilizá-la.

Veja quatro pontos importantes para potencializar suas ações com envio de mensagens de texto:

1. Atualização de cadastro


Sempre que possível faça um validação do cadastro do cliente, sempre que você fizer contato com o cliente confirme os números de telefone celular existentes e inclua novos.

2. Agilidade


A mensagem de texto garante uma comunicação rápida, pois dispara um aviso no celular e é muito difícil conseguir ignorá-la. Mas, dependendo do proposito da mensagem é importante definir horários mais assertivos para que o cliente não visualize o SMS enquanto está no transito, por exemplo, ou de madrugada.

3. Assertividade


Potencialize a sua ação e organize a operação para que ela consiga atender a todos os retornos, pois não adianta você investir tempo e dinheiro em uma ação e perder a oportunidade de falar com o devedor por falta de estrutura. Evite enviar mensagens muito tarde para não deixar o cliente irritado ou incomodá-lo em seu horário de descanso.

4. Conteúdo


Envie mensagens claras e objetivas, informando qual a ação que o cliente deve tomar e do que se trata o contato e personalize a mensagem com o nome do cliente, para que ele entenda que a mensagem é realmente para ele. É muito importante que a abordagem seja gentil e cordial.

Veja alguns exemplos:

Lembrete para serviços recorrentes:  Sr.(a) #nome do cliente#, não esqueça de programar o pagamento da sua conta #nome da conta# para o próximo dia 20.  Desejamos uma ótima semana.

Lembrete negociações efetuadas:  Caro Sr.(a) #nome do cliente#, não esqueça de efetuar o pagamento da negociação efetuada em #inclua a data#. Qualquer dúvida estamos à disposição no telefone: #99 9999-9999#  #nome da Empresa#

Cobrança: Prezado Sr.(a) #nome do cliente#, consta em nosso sistema mensalidade(s) em aberto. Caso tenha efetuado o pagamento, desconsidere esta mensagem ou entre contato para efetuarmos uma negociação no telefone: #99 9999-9999#.

O envio de SMS em massa garante uma comunicação rápida com o cliente, mas é importante ressaltar que utilizar apenas esta ferramenta como meio de contato é um pouco arriscado. Por isso crie um estratégias de cobrança com um mix de ações e inclua mais meios de comunicação para melhorar os seus resultados. Aproveite e acesse o post (“Modelos de email de cobrança”). 

Enfim, a utilização de SMS pode melhorar suas ações de cobrança e potencializar seus resultados. O CEDRUS também pode ser seu aliado para gerenciar e colocar em ação de forma automática o envio de SMS, cartas e email. 

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