By Equipe CEDRUS - 28/03/2025
Vamos explorar como as empresas de cobrança podem argumentar de forma eficiente com clientes inadimplentes, utilizando técnicas de comunicação que ajudam a resolver a situação de forma amigável e construtiva, garantindo que os pagamentos sejam feitos sem prejudicar a reputação da empresa ou a relação com o cliente.
1. Entenda a situação do cliente devedor
2. Utilize a comunicação empática e respeitosa
- Escute ativamente: deixe o devedor explicar sua situação sem interrupções. Isso demonstra respeito e abre espaço para uma conversa mais fluida.
- Reconheça os sentimentos do cliente: frases como “Entendo que essa situação não é fácil para você” ou “Compreendo que o momento pode ser desafiador” ajudam a humanizar o processo.
- Seja claro e transparente: explique as opções de pagamento, multas, juros e consequências de forma objetiva e sem rodeios. A transparência aumenta a credibilidade da empresa e evita surpresas negativas para o cliente.
3. Apresente soluções realistas e viáveis
- Parcelamento da dívida: ofereça opções de parcelamento que tornem o pagamento mais acessível. Ajuste o valor das parcelas para o que o cliente possa pagar mensalmente, levando em consideração sua capacidade de pagamento.
- Descontos para pagamento à vista: se possível, ofereça um desconto para quem conseguir pagar a dívida de uma vez. Essa pode ser uma boa motivação para clientes que possuem algum recurso disponível.
- Alteração de datas de vencimento: se o cliente está enfrentando dificuldades temporárias, talvez adiar o vencimento de uma parcela ou oferecer prazos mais longos seja uma solução adequada.
4. Mantenha o foco na solução, não na culpa
- “Vamos trabalhar juntos para encontrar uma solução que seja viável para você e que resolva essa pendência o mais rápido possível.”
- “Estamos aqui para ajudar a resolver isso da melhor forma para todos. O que podemos fazer para facilitar o pagamento?”
5. Seja persistente, mas não agressivo
6. Utilize tecnologia para facilitar a comunicação
7. Documente todo o processo de cobrança